Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Federações brasileiras aprovam mudança e presidência da CBF permitirá duas reeleições

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta sexta-feira (8) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, 27 federações estaduais aprovaram uma mudança no estatuto da entidade. A partir de agora, o presidente da CBF poderá ter até três mandatos consecutivos, possibilitando duas reeleições.

 

Antes dessa alteração, o estatuto permitia apenas uma reeleição, limitando o presidente a dois mandatos. A nova regra foi aprovada por unanimidade (26 estados e o Distrito Federal).

 

O atual presidente, Ednaldo Rodrigues, está no cargo desde março de 2022, com mandato vigente até março de 2026. Ednaldo assumiu como presidente interino em agosto de 2021, após o afastamento de Rogério Caboclo devido a denúncias de assédio sexual e moral.

 

Se o “mandato-tampão” entre 2021 e 2022 não for considerado, Ednaldo poderá disputar duas reeleições. Caso vença ambos os pleitos, ele poderá ficar no cargo até 2034.

 

“O presidente Ednaldo terá direito a três mandatos. Existia uma comissão de reforma estatutária que foi instaurada no ano passado e que começou a formatar um texto que culminou com a aprovação. O presidente participou disso, mas na verdade foi um pool de pessoas, juristas. Com relação à quantidade, são três eleições. Uma eleição e duas reeleições. Isso na CBF. Nas federações, cada presidente juntará sua assembleia e definirá”, explicou Ednaílson Rozenha, presidente da Federação Amazonense de Futebol.

Bahia Notícias

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026