Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Filhos de ambulantes acolhidos por projeto social desfilam na Sapucaí

Os filhos de ambulantes que trabalham nas proximidades da Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí, voltam a ser acolhidos, a partir de hoje (7) e neste sábado (8), no desfile das escolas campeãs pelo projeto ‘Carnaval Criança Carioca’, coordenado pela 1ª Vara da Infância e da Juventude Protetiva do Tribunal de Justiça do Rio.

Nesta sexta-feira, no desfile das Escolas Mirins, a criançada vai poder desfilar na Escola de Samba Nova Geração do Estácio.

A Escola Estácio de Sá doou ao projeto da Justiça as fantasias de duas alas para que as crianças e os adolescentes acolhidos enquanto seus pais trabalham possam ter a experiência de vivenciar um desfile na Passarela do Samba, local sempre visto de longe ou mesmo desconhecido da grande maioria.

A juíza Lysia Mesquita, titular da 1ª Vara da Infância e da Justiça Protetiva e coordenadora do projeto, disse que “além do abrigo seguro, das recreações e atividades lúdicas, da alimentação garantida e dos materiais escolares doados, as crianças poderão viver uma experiência cultural inédita”. Neste ano, a Nova Geração do Estácio apresentará na Avenida o enredo “Os Guardiões da Floresta”.

De sexta-feira, 28 de fevereiro, até terça-feira de carnaval (4) mais de 100 crianças e adolescentes ficaram resguardados pelo ‘Carnaval Criança Carioca’ enquanto seus pais e responsáveis vendiam mercadorias, como bebidas e churrasquinho, com tranquilidade nos arredores do Sambódromo. Ao final da jornada de trabalho, eles buscavam os filhos e retornavam para casa.

Nesta edição, estão disponíveis três espaços para abrigar crianças e adolescentes: Praça Reverendo Álvaro Reis (Cidade Nova), Praça Castelo Branco (Cidade Nova), Espaço de Desenvolvimento Infantil Rachel de Queiroz (Praça Onze) e a Central Carioca (Praça Onze), que vai receber o ônibus de games da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

Nos locais serão oferecidas oficinas de maquiagem, trança, desenho, recreação, distribuição de kits escolares, lanches e até jantar. Durante o período de funcionamento do projeto são coletados dados para a construção de um perfil social das famílias atendidas, com o objetivo de encaixá-las em políticas públicas já existentes.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!