Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

França proibirá fumar em praias, parques e perto de escolas

A França planeja proibir as pessoas de fumar em praias, parques e perto de escolas, a partir de julho, para proteger as crianças, informou o governo.

A proibição, que segue medidas semelhantes adotadas em uma Europa cada vez mais avessa ao cigarro, isentará as varandas de bares e restaurantes ao ar livre e não se aplicará aos cigarros eletrônicos.

“Onde há crianças, o tabaco deve desaparecer”, disse a ministra da Saúde e da Família, Catherine Vautrin, em entrevista ao jornal Ouest France na noite dessa quinta-feira (29).

“A partir de 1º de julho, praias, parques e jardins públicos, áreas escolares, pontos de ônibus e instalações esportivas serão livres de fumo em toda a França. Portanto, será proibido fumar nesses locais, para proteger nossas crianças.”

Vautrin disse que o cigarro mata em média cerca de 200 pessoas por dia na França.

O tabagismo na França está em níveis historicamente baixos, de acordo com relatório publicado este mês pelo Observatório Francês das Drogas e das Toxicomanias. O relatório constatou que pouco menos de um quarto das pessoas com idade entre 18 e 75 anos fumava diariamente, o número mais baixo desde que o observatório começou a manter registros no final da década de 1990.

O Reino Unido anunciou uma proibição semelhante ao cigarro no ano passado. Algumas regiões espanholas proibiram fumar nas praias, enquanto a Suécia proibiu o fumo em terraços de restaurantes ao ar livre, pontos de ônibus, plataformas de trem e pátios de escolas desde 2019.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!