Salvador, 22 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Frio pode intensificar dores nas articulações de pessoas com diagnóstico de doença reumática

Os sintomas das doenças reumáticas podem ser potencializados no inverno, segundo a reumatologista Ana Teresa Amoedo, uma das diretoras da Novaclin – que integra o Grupo CITA em Salvador. “Ainda que em Salvador o frio não seja intenso como em outras regiões do país, quem tem o diagnóstico de esclerose sistêmica, lúpus, artrite reumatoide ou fibromialgia, e vai passar as festas juninas no interior, onde as temperaturas costumam cair de forma mais acentuada, precisa tomar alguns cuidados para não sentir muita dor”, recomenda a especialista.

A médica esclarece que, embora o frio não apresente impacto na atividade inflamatória em si, ele estimula a contração muscular e a vasoconstrição nas extremidades, que são alterações que aumentam a sensação de desconforto. “A baixa temperatura provoca o aumento da viscosidade do fluido sinovial, um líquido contido nas articulações, provocando maior rigidez muscular em articulações já comprometidas e, consequentemente, causando dor. O frio também pode provocar dedos arroxeados/brancos e dormência no paciente reumático”, explica Ana Teresa Amoedo.

A recomendação da reumatologista para aliviar sintomas e preservar qualidade de vida é fazer uso de roupas adequadas, como agasalhos e meias – para proteger extremidades e tronco; praticar atividades físicas regulares, com foco em alongamentos e exercícios leves para melhorar a circulação e manter a mobilidade; além de banhos mornos, compressas, hidratação constante e continuidade do tratamento medicamentoso conforme prescrição médica.

Fortalecendo o sistema imunológico

Para reduzir os impactos do frio e fortalecer o sistema imunológico no inverno, os reumatologistas recomendam manter uma rotina de sono regular, ter uma alimentação rica em ômega 3 (presente em peixes como salmão e sardinha), consumir frutas e legumes, e manter-se hidratado. Suplementos como vitamina D, quando indicados por médico, também auxiliam na imunidade. Por fim, vacinar-se contra a gripe também ajuda a prevenir complicações respiratórias que podem agravar o estado geral de saúde nessa época do ano.

 

Grupo CITA

O Grupo CITA – Centros Integrados de Terapia Assistida é uma holding de clínicas especializadas no cuidado de doenças raras e autoimunes, com a missão de cuidar da saúde das pessoas e das pessoas da saúde, oferecendo um atendimento humanizado e integral, com suporte interdisciplinar que abrange prevenção, diagnóstico e tratamento. Com uma equipe qualificada e presença nas cidades de São Paulo e Salvador, o grupo se destaca pelos altos padrões de qualidade, excelência em gestão e segurança no atendimento médico, contando com selos de certificação e acreditação ONA. Na capital paulista, integra o Grupo CITA a clínica EV CITI, e em Salvador, as unidades Novaclin, IBIS e CliaGEN que, juntas, reforçam o compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Veja também

sao_paulo_curso_de_ingles_2
Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026
MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
conselho_federal_de_medicina_cfm
CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
Para faculdades, discurso dos médicos é corporativista Agência Brasil O Conselho Federal de Medicina...
6971708dd2b92_WhatsApp Image 2026-01-21 at 20.53
Vitória desencanta e goleia a Juazeirense no Barradão
Depois de três empates nas primeiras rodadas do Baianão, o Vitória levou a campo o time principal e desencantou....
Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar