Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Gestante dá à luz em casa com apoio da equipe da USF Arraial do Retiro

 

Seria mais um dia rotineiro de trabalho até que os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Ribeiro Neiva, no Arraial do Retiro, foram surpreendidos por uma situação inusitada na atenção primária: um parto de emergência. Por volta das 12h da última sexta-feira (4), a equipe foi acionada por familiares da gestante Luana Lima, de 18 anos, após relatos de fortes contrações.

 

“Chegamos lá e identificamos que ela já estava em trabalho de parto. Ligamos para o Samu e iniciamos os procedimentos para deixá-la o mais confortável possível. Foi muito tocante participar desse momento e fizemos tudo de forma muita humanizada, para que mãe e bebê pudessem se conectar. Agora estamos aqui para acolher mais esse membro da nossa comunidade e vamos dar continuidade ao seu acompanhamento com as visitas domiciliares e outros cuidados necessários, com todas as orientações”, enfatizou Dinah Alves, enfermeira que participou da assistência realizada.

 

Com 39 semanas, Luana já estava à espera da chegada de Mavi, mas não imaginou que o parto seria fora de um ambiente hospitalar. “Foi tudo muito rápido. Comecei a sentir uma dor tipo cólica e logo ficou mais forte, mas não imaginei que ele nasceria em casa. Tive toda ajuda da equipe do posto onde já fazia o pré-natal. Só tenho a agradecer, deu tudo certo e nós estamos bem e com muita saúde”, declarou a mais nova mamãe.

 

Além de Dinah, a médica da USF Arraial do Retiro, Larissa Ohana, também acompanhou o procedimento. “É muito emocionante colocar uma criança no mundo, ainda mais como foi, indo até a casa da gestante e contando também com toda participação familiar. É uma situação que foge do nosso cotidiano na Atenção Primária, mas que nos trouxe muita alegria”, finalizou.

 

Por que os partos não são realizados em UBS e USF – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Saúde da Família (USF) são voltadas para a atenção primária à saúde, oferecendo serviços como consultas médicas, vacinação, acompanhamento de doenças crônicas e pré-natal, dentre outros serviços básicos. São nessas unidades que as gestantes recebem todo o acompanhamento necessário durante a gravidez, com foco na prevenção, orientação e identificação precoce de possíveis riscos para mãe e bebê.

 

Os partos não integram o elenco de procedimentos oferecidos por esse tipo de unidade de saúde; por isso, normalmente, ocorrem em maternidades ou hospitais. Em casos excepcionais e emergenciais, como o que ocorreu com a equipe da USF Arraial do Retiro, os profissionais de saúde estão preparados para agir com presteza, acolhimento e cuidado, garantindo o bem-estar da mãe e do bebê até que seja possível o encaminhamento adequado ou mesmo a conclusão do parto em segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!