Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Governador encerra atos oficiais do Dois de Julho no Campo Grande

Dando continuidade às celebrações pelo Dois de Julho, na tarde desta quarta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do comandante do 2º Distrito, o Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, acompanhou a solenidade em homenagem aos 202 anos da Independência da Bahia no 2° Distrito Naval, no Comércio. No local, assistiu ao hasteamento das bandeiras no Forte São Marcelo e a salva de tiros em homenagem aos combatentes que tombaram nas batalhas pela liberdade da Bahia.

A cerimônia do 2º Distrito Naval reforça a importância da data, relembrando a luta de marinheiros, fuzileiros navais e do povo baiano contra o domínio português na consolidação da liberdade nacional. Do bairro do Comércio, Jerônimo Rodrigues seguiu para o Campo Grande, onde os carros com as imagens do Caboclo e da Cabocla, símbolos da Independência, chegaram até o Monumento 2 de Julho, acompanhados por diversas fanfarras, filarmônicas e outras manifestações culturais que marcaram o encerramento das comemorações.

Após o hasteamento das bandeiras por autoridades, da execução dos hinos Nacional e da Bahia (Hino ao 2 de Julho) — pela Banda de Música Maestro João Antônio Wanderley, juntamente com o Coro Sinfônico da Polícia Militar —, e colocação de coroas de flores no monumento, o cantor baiano e mestre de capoeira Tonho Matéria, acendeu a pira do Fogo Simbólico que percorreu diversos municípios do Recôncavo nos últimos dias.

Para Jerônimo Rodrigues, as celebrações pelo Dois de Julho não se encerram hoje. “A tocha ainda volta para Cachoeira e este ano, temos muito a comemorar. O presidente Lula encaminhou para o Congresso Federal um projeto de lei que institui o Dois de Julho como uma data nacional e não é preciso disputar com o 7 de setembro, mas complementar. O primeiro foi um ato em que os portugueses reconheceram a independência, mas mesmo assim as tropas portuguesas continuaram no Brasil e foi preciso que o povo baiano fosse para as ruas para tirá-las definitivamente do Brasil. Espero celebrar, em breve, esse reconhecimento do povo da Bahia”, afirmou o chefe do executivo.

A indígena Mawi, de 16 anos, veio da aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, Costa do Descobrimento, para participar do momento e falou sobre a importância da homenagem aos povos tradicionais na luta pela independência. “É a minha primeira vez no desfile e significa que estamos sendo lembrados, mostrados. E isso é muito bom. Estou gostando muito do desfile”, disse.

Pela manhã, o governador Jerônimo Rodrigues participou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos festejos que foram iniciados com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e de Salvador, em frente ao panteão, no Largo da Lapinha, e seguiu com o cortejo até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

Presença de autoridades

Acompanharam Jerônimo Rodrigues, o vice-governador, Geraldo Júnior, a presidenta da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos; o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; o secretário de Turismo, Maurício Bacelar; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; a superintendente de Políticas para Povos Indígenas, Patrícia Pataxó; a secretária da Educação, Rowenna Brito, e a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Angela Guimarães.

Veja também

conexão criativa ssa_ascom secult 2
Empresas criativas de Salvador ampliam negócios em eventos nacionais e internacionais
Empresas de Salvador dos setores de música e audiovisual vêm ampliando sua participação em mercados estratégicos...
WhatsApp Image 2026-10-24 at 09.17
SSP inicia a Operação Eleições no 2° Turno com ativação do CICC neste sábado
Trinta e uma instituições municipais, estaduais e federais, além de concessionárias de serviços trabalham...
BRT-operacao-em-Salvador_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-2
Linhas da Estação Mussurunga e Terminal Águas Claras passarão a aceitar pagamento via QR Code a partir de segunda-feira (26)
Quem utiliza as linhas de ônibus da Estação Mussurunga e do Terminal Águas Claras poderá contar, a partir...
Secult_Cobertura_atividades_cidade_saber_nova modalidade_danca_acrobatica_foto_Juliano Sarraf_21_10_26 (19)
Cidade do Saber amplia atividades com estreia da modalidade dança acrobática
Com aulas em 20 modalidades nas áreas de arte e cultura, literatura, audiovisual e esporte, a Cidade...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos