Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Governo indica Magda Chambriard para presidência da Petrobras

O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou a engenheira Magda Chambriard para exercer o cargo de presidente da Petrobras, em substituição a Jean Paul Prates. Segundo nota divulgada pela empresa, Prates solicitou encerramento antecipado de seu mandato à frente da petrolífera.

Prates, que assumiu a presidência da estatal em janeiro de 2023, pediu que o Conselho de Administração da empresa se reúna para apreciar sua saída do cargo, de forma negociada. Confirmada a saída da presidência, ele renunciará também ao cargo de membro do conselho.

Magda é engenheira química e civil e iniciou sua carreira na Petrobras em 1980. Foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002. Tornou-se diretora da ANP em 2008. Em 2012, chegou à diretoria-geral da agência no governo Dilma Roussef.

De acordo com ofício enviado à Petrobras pelo Ministério das Minas e Energia, a indicação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, com apreciação pelo Comitê de Pessoas e pelo Conselho de Administração.

Magda Chambriard é mestre em engenharia química pela COPPE/UFRJ (1989) e engenheira civil pela UFRJ (1979), e se especializou em engenharia de reservatórios e avaliação de formações e posteriormente em produção de petróleo e gás, na hoje denominada Universidade Petrobras.

O comunicado da empresa diz ainda que Magda fez diversos cursos, além dos relativos à produção de óleo e gás, eles desenvolvimento de gestão em engenharia de produção, negociação de contratos de exploração e produção, qualificação em negociação na indústria do petróleo, gerenciamento de riscos, contabilidade, gestão, liderança, desenvolvimento para conselho de administração.

Agência Brasil

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige