Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Hupes-UFBA realiza procedimentos de alta complexidade em prol da saúde bucal

O Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março, ressalta a importância dos cuidados com a higiene bucal. Em Salvador, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), vinculado à Rede Ebserh, faz o acompanhamento e o tratamento de alta complexidade.

 

A boca é a porta de entrada para os sistemas digestivo e respiratório, além de ser importante para a autoestima e para o bem-estar físico e mental das pessoas. E é a maior cavidade do corpo em contato com o meio ambiente, por isso os cuidados que devemos ter com ela merecem atenção especial.

 

Os problemas bucais mais prevalentes no Brasil são a cárie e a doença periodontal, que podem ser resolvidos na Atenção Básica. Já nos hospitais da Ebserh, o acompanhamento e o tratamento são os de maior complexidade, como acontece, por exemplo, no Hupes-UFBA.

 

“Atendemos pacientes com doenças graves ou que tenham alguma contraindicação ao tratamento clássico, como os anticoagulados ou imunossuprimidos; pacientes com sequelas e complicações bucais decorrentes de alguns tratamentos, como a quimioterapia; com condições especiais (autismo, Síndrome de Down, etc); com desordens neurológicas ou psiquiátricas; e aqueles que realizarão cirurgia cardíaca ou transplante, para diminuir a carga bacteriana bucal e os riscos de infecção”, destaca a coordenadora do Serviço de Odontologia do Hupes-UFBA e gerente de Ensino e Pesquisa interina, Viviane Sarmento.

 

Atenção e cuidado

De acordo com a Federação Dentária Internacional (FDI), “a saúde bucal compreende a capacidade de falar, sorrir, saborear e mastigar alimentos, além de transmitir emoções utilizando expressões faciais, sem desconforto ou dor”. Algumas ações preventivas são aprendidas desde a infância, como a escovação diária dos dentes após cada refeição e antes de dormir, além da visita regular ao dentista. E importante: quando notar algum sinal ou sintoma diferente na boca, ir à UBS mais próxima da sua casa. Ela é a porta de entrada do SUS. Nas avaliações periódicas com dentistas são realizadas as manutenções preventivas, como a remoção do tártaro e da placa bacteriana e detecção precoce de doenças.

 

Sobre a Rede Ebserh

Desde outubro de 2012, o Hupes-UFBA é filiado à Rede Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Diretora interina do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, Cristiane Nunes
Estudantes da EJA fazem provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação, realizado pela SEC
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino estão envolvidos, até...
Programação_Cultural_FGM__Fotos__Otávio_Santos__Secom_PMS-2
Salvador celebra o Dia das Crianças com teatro, dança, música e oficinas em toda a cidade
A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Matos (FGM), preparou uma programação especial...
romero
Morte de César Romero acende alerta para o risco de engasgo: saiba quando agir e o que fazer
O artista plástico César Romero, de 74 anos, morreu após se engasgar enquanto se alimentava com a ajuda...
unnamed (1)
Invicto na carreira em jogos contra o Londrina, Bruno Silva, volante do São Bernardo, quer manter histórico para conquistar o seu sexto acesso
Com 670 jogos como profissional, o experiente volante Bruno Silva enfrentou quatro vezes na carreira...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!