Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Indonésia: inundações deixam 50 mortos e 27 desaparecidos

Cinquenta pessoas morreram e 27 continuam desaparecidas após inundações repentinas e um fluxo de lava fria de um vulcão no oeste da Indonésia, segundo o balanço mais recente, divulgado pela agência de gestão de desastres.

A tragédia do fim de semana também deixou 37 pessoas feridas, e 3.396 tiveram que deixar suas casas. A agência pediu a mobilização de maquinário pesado para ajudar nos trabalhos de resgate, e ressaltou que o balanço pode aumentar.

As fortes chuvas do sábado (11) na ilha de Sumatra causaram inundações em dois distritos e arrastaram cinzas e areia do monte Marapi. Com 2.885 metros de altura, é o vulcão que tem mais atividade no país. No fim de 2023, ele entrou em erupção e 23 alpinistas que escalavam a montanha morreram.

A lava atingiu um rio, que transbordou e provocou inundações por toda a província. Cerca de cem casas e alguns edifícios ficaram debaixo d’água, segundo autoridades locais, segundo disse à agência de notícias Associated Press o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia, Abdul Muhari.

Deslizamentos de terra e inundações são frequentes na Indonésia na temporada de chuva. Em 2022, quase 24 mil pessoas foram evacuadas e duas crianças morreram em inundações na ilha de Sumatra, um fenômeno agravado pelo desmatamento, apontam ambientalistas.

G1

Veja também

55610431705_f941f374d7_c
Debaixo de muita chuva e com Neymar expulso, Bahia cede empate ao Santos no apagar das luzes
O Baia perdeu uma grande oportunidade de voltar ao G-5 do Brasileeirão. Debaixo de uma chuva que deixou...
flavio-lula
Últimas pesquisas apontam empate técnico, mas com vantagem para Flávio Bolsonaro
As três pesquisas de opinião sobre o segundo turno das eleições divulgadas neste sábado repetiram o empate...
Rodoviária
Gratuidade no transporte facilita deslocamento de eleitores para o segundo turno na Bahia
Operação Vai e Vota registra mais de 46 mil passagens emitidas e cerca de 1.200 horários extras para...
Foto Joá SouzaGOVBA7 (1)
Governo do Estado promove ações de saúde no Subúrbio de Salvador
Programa Cuidar de Quem Cuida reuniu atividades físicas, acolhimento e serviços de autocuidado; Salvador...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos