Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Liga do Samba Junino realiza o VII Festival de Samba Junino na capital baiana

A maratona de shows do Samba Junino na capital baiana ganha mais um destaque no último final de semana de junho. A partir das três horas da tarde de domingo, 29, a Liga do Samba Junino irá realizar o VII Festival de Samba Junino com a participação de mais de vinte grupos de Samba Junino no final de linha do Garcia para celebrar esta importante manifestação cultural.

“O objetivo da Liga é preservar, fortalecer e difundir cada vez mais a cultura do Samba Junino em nossa cidade no intuito de promover o contato entre várias gerações de sambadeiras e sambadores, mestras e mestres desta cultura e para dar mais visibilidade a este movimento cultural, além de formar novas gerações do Samba Junino”, afirma o produtor cultural Vagner Shrek.

Intitulado como FESTIVAL SALVADOR, SAMBA JUNINO, o festival terá dez mil reais em premiação e será composto pelos tradicionais concursos de grupo, música, rainha e indumentárias/adereços, onde serão avaliadas as canções inéditas; melhor rainha sambadeira e desempenho geral do grupo incluindo figurino, repertório e envolvimento do público durante as apresentações.

Mas, os festejos pelo Samba Junino não param por aí. Após a realização do concurso, na quarta-feira, dia 2 de julho, será a vez de assistir ao Desfile dos Campeões com os arrastões dos grupos participantes a partir das quatro horas da tarde na Avenida Almirante Alves Câmara no Engenho Velho de Brotas.

“O Samba Junino é o conservatório de música na periferia, nesse ambiente cultural, adultos, jovens e crianças têm o seu primeiro contato com a nossa música, fruto de uma herança ancestral africana. E, para democratizar ainda mais o acesso a nossa cultura, o festival e o desfile serão gratuitos e com todo aparato de acessibilidade”, acrescenta Shrek.

O projeto FESTIVAL SALVADOR, SAMBA JUNINO, foi contemplado pelo Prêmio Samba Junino Ano VII, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre o Samba Junino:

O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há mais de 50 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, dentre outros. Em fevereiro de 2018, o Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador e em 2020 entrou no calendário oficial de eventos da capital baiana, sendo comemorado no dia 17 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!