Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Lula adia viagem ao Chile e avalia suspender dívida do Rio Grande do Sul

O Itamaraty informou que o presidente Lula (PT) adiou a viagem ao Chile que faria nesta semana por conta da situação do Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do estado emitiu novos alerta de inundações nesta segunda, tanto que o Guaíba deve subir e bater recorde com 5,5 m.

 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os chilenos foram informados sobre a situação no sul do país e entenderam a necessidade do presidente continuar no Brasil.

“A visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Chile, inicialmente prevista para os dias 17 e 18 deste mês, foi adiada pela necessidade de acompanhamento da situação das enchentes no Rio Grande do Sul e de coordenação no atendimento à população afetada e nas tarefas de reconstrução. Novas datas para a visita, e também para o briefing a respeito da agenda da viagem, serão comunicadas oportunamente”, informou a pasta, em nota.

O palácio também avalia a possibilidade de Lula voltar ao Rio Grande do Sul nesta semana.

DÍVIDA DO RIO GRANDE DO SUL

Paralelamente, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB) deve se reunir virtualmente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Tínhamos falado sobre eu ir a Brasília, mas suspendi a ida por conta da situação por aqui. Lamentavelmente, de sábado para cá, voltou a chover muito e teremos novas enchentes. É possível que me reúna virtualmente com o ministro hoje”, afirmou.

A dívida do Rio Grande do Sul com a União é de cerca de R$ 90 bilhões. Segundo a colunista Ana Flor, os números da Secretaria da Fazenda do Estado estimam que, com o prazo de 2 anos sem pagar as parcelas da dívida, por exemplo, se abrem R$ 8 bilhões para o Estado destinar à reconstrução.

Bahia Notícias

Veja também

Flávio Bolsonaro
Último dia para qualquer tipo de propaganda eleitoral é neste sábado
Campanha só está permitida até às 22h; confira regras Na reta final do segundo turno das Eleições de...
futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos