Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Mau hálito atinge cerca de 30% dos brasileiros; má higienização da língua é uma das causas

Tabu para muita gente, o mau hálito atinge cerca de 30% da população nacional, segundo a Associação Brasileira de Halitose. As causas são consideradas multifatoriais, sendo as principais de origem bucal, a exemplo da falta de limpeza na língua, que acumula bactérias diversas, como explica a dentista Leandra Barros, sócia da Clínica Carvalho, em Salvador.

“A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que formam uma camada branca e pastosa chamada de saburra lingual. Ela causa mau hálito e vários podem ser os fatores que potencializam o seu surgimento, como escovação incorreta e ineficiente, falta de hidratação, consumo excessivo de álcool, tabagismo, estômago vazio e até mesmo efeitos colaterais de remédios”, detalha Leandra Barros.

E como remover a saburra lingual? Após realizar a escovação dos dentes, a dica da especialista é colocar uma pequena quantidade de creme dental na escova e passar suavemente na língua, iniciando de trás para frente, fazendo uma leve pressão, finalizando enxaguando com água.

A dentista ressalta que essa limpeza também pode ser feita com um limpador de língua. “Este instrumento, geralmente feito de plástico flexível e macio, é encontrado em farmácias. Sem a necessidade de creme dental, ele retira a fina camada de detritos. Após a ação, é importante lavar o limpador com água corrente”, orienta Leandra Barros.

Frequência e outros cuidados

Sobre a frequência de higienização da língua, a dentista recomenda que o ato seja repetido em todas as ocasiões que o indivíduo escovar os dentes e passar o fio dental, o que acontece geralmente três vezes ao dia. “Encerrou a rotina de limpeza dental, limpe a língua. No mínimo, faça o processo uma vez pela manhã ao acordar e outra à noite, antes de dormir”, conclui Leandra Barros, destacando que outra dica interessante é fazer uso de enxaguante bucal após a assepsia da língua, pois ajudará a hidratar a boca e a exterminar as bactérias adicionais. Visitar o consultório odontológico a cada seis meses também é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar