Salvador, 12 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Menopausa, álcool e insônia: cardiologista explica impacto no coração da mulher

 

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em mulheres no Brasil e no mundo.  O Ministério da Saúde estima que ocorrem de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto no País e que a cada 5 a 7 casos ocorra um óbito. A partir dessa realidade é preciso saber: quais cuidados as mulheres devem ter para evitar problemas cardiológicos?

 

A Dra. Paola Smanio, cardiologista e gestora médica do Centro Diagnóstico do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+ na Bahia, explica que apesar de “antes tarde do que nunca”, o ideal é cuidar do coração desde a infância, com um estilo de vida saudável, que possa envolver toda a família. “Sempre é tempo de mudar os hábitos de vida e adotar boas práticas como alimentação saudável, atividade física com regularidade, bem como controle do estresse e da ansiedade”, ressalta a cardiologista.

 

Além disso, é fundamental manter as consultas médicas em dia. A visita ao cardiologista é importante para que ele informe sobre o risco de problemas cardiovasculares e a necessidade de um check-up, indique exames necessários e faça o controle com a periodicidade necessária.

 

Alguns pontos que merecem atenção são:

 

Estresse

O estresse libera na corrente sanguínea substâncias que podem agredir os vasos sanguíneos, aumentar a pressão arterial, elevar o risco de eventos como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

 

Insônia e álcool

A falta de sono também é prejudicial, pois eleva a pressão arterial e dificulta o controle de peso corporal. É durante o sono que liberamos hormônios da saciedade. A insônia dificulta, ainda, o controle da glicemia, ou seja, dos níveis de açúcar do sangue.

 

Outro ponto de atenção é que a bebida alcoólica é prejudicial para o coração assim como para outros órgãos, como fígado e cérebro, principalmente quando em dose regular e elevada.

 

Menopausa

“Mulheres, geralmente, chegam à menopausa ignorando o fato de que essa fase exigirá mais cuidados por ser um período marcado por mudanças hormonais e metabólicas, ganho de peso e aumento dos níveis de colesterol. Na menopausa, o nível de estrogênio cai à proporção que aumentam os riscos de eventos cardiovasculares”, destaca a Dra. Paola.

 

Não espere até sentir no peito

Dor no peito, no braço esquerdo, no pescoço, na garganta, na mandíbula, falta de ar, tontura, mal-estar, escurecimento da vista, desmaio e palpitação estão entre os vários sintomas que podem indicar que algo não vai bem com o coração.

 

Muitos desses sintomas, inclusive, podem ser confundidos com os de outras doenças. Por isso, é importante o acompanhamento contínuo com um médico cardiologista para que o coração seja monitorado com frequência para evitar complicações e desenvolvimento de quadros que poderiam, muitas vezes, ser tratados com o diagnóstico precoce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (2)
Val Soares encerra vínculo com clube japonês e agradece por ‘carinho gigantesco com família
Foram um pouco mais de oito meses. Tempo suficiente para o brasileiro Val Soares se encantar com o Japão....
unnamed (1)
Novo reforço do Primavera, Thales Oleques destaca preparação para elite do Paulistão: “Clube consciente do trabalho que precisa ser feito”
O ano de 2026 será histórico para o Primavera. Pela primeira vez na sua história, o clube da cidade de...
unnamed
Na Tailândia, Philipe Maia comemora classificação à próxima fase da AFC Champions League Two
O Bangkok United entrou em campo nesta quarta-feira (10) para enfrentar o Persib, da Indonésia, já classificado...
Thiago
Fortaleza oficializa contratação do técnico Thiago Carpini, ex-Vitória, para disputa da Série B
O Fortaleza anunciou na última quinta-feira (11) a contratação de Thiago Carpini para liderar a equipe...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar