Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Morre Preta Gil, 50 anos; cantora lutava contra um câncer colorretal

A cantora Preta Gil morreu aos 50 anos, nos Estados Unidos, após uma longa e corajosa luta contra um câncer colorretal. Filha do cantor Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, a artista estava em território norte-americano desde maio de 2025, onde buscava terapias experimentais para conter o avanço da doença, que havia retornado com metástase.

O câncer foi diagnosticado em janeiro de 2023, após Preta passar mal em casa e perceber sangramento nas pernas. A artista revelou, em entrevista ao programa Mais Você, com Ana Maria Braga, que o tumor foi identificado logo na primeira tomografia. A partir daí, iniciou um tratamento com quimioterapia e chegou a usar uma bolsa de colostomia temporária. Em agosto daquele ano, chegou a anunciar a remissão da doença. Porém, exames posteriores identificaram metástases no peritônio, dois linfonodos e uma lesão no ureter.

A situação se agravou em dezembro de 2023, quando Preta foi submetida a uma cirurgia complexa de mais de 30 horas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que resultou na amputação do reto e na adoção de uma bolsa de colostomia definitiva. Ela permaneceu internada por 55 dias e passou a virada de ano hospitalizada. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, falou abertamente sobre o procedimento e suas consequências.

Durante o ano de 2025, a artista passou a maior parte do tempo em hospitais. Teve alta em fevereiro e conseguiu acompanhar o carnaval de Salvador da janela do camarote de sua família, o 2222. Em março, foi internada novamente, desta vez em Salvador, devido a uma infecção urinária. Em abril, após nova internação no Rio de Janeiro, emocionou o público ao subir ao palco ao lado do pai, Gilberto Gil, durante um show da turnê de despedida do músico.

Preta Gil nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de agosto de 1974. Apesar de ter crescido em meio a ícones da música popular brasileira, demorou a se lançar como cantora. Antes da música, atuou como publicitária e empresária. Aos 29 anos, decidiu seguir sua vocação artística e lançou sua carreira musical com sucessos como Sinais de Fogo e Vá se Benzer. Também se destacou como uma das fundadoras da agência de marketing de influência Mynd.

Na vida pessoal, Preta foi casada com o ator Otávio Müller, com quem teve seu único filho, o músico Francisco Gil. Era avó de Sol de Maria, nascida em 2015. Também foi casada com o educador físico Rodrigo Godoy, de quem se separou durante o tratamento oncológico. A separação ganhou repercussão nacional após a cantora acusar o ex-marido de infidelidade durante seu período de quimioterapia.

Além de artista multifacetada, Preta era figura influente no combate ao preconceito e na valorização da autoestima. Em vida, usou sua voz não apenas para cantar, mas também para levantar pautas importantes ligadas à diversidade, à saúde da mulher e ao empoderamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

image002 (1)
Dia das Crianças: como envolver os pequenos na economia doméstica
Ensinar as crianças sobre como lidar com o dinheiro é um presente para a vida toda O Dia das Crianças,...
vacina covid
Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
País publicou primeiro artigo científico sobre testes de segurança O Brasil está prestes a ter uma vacina...
unnamed (1)
Revelado pelo Coritiba, Guilherme Biro completa 5 anos de estreia profissional: “Sonho realizado”
No último sábado (4), uma data marcante na carreira de Guilherme Biro completou 5 anos. Então uma jovem...
WhatsApp Image 2025-10-08 at 07.51
Salvador inicia implantação de tecnologia inovadora de controle do Aedes aegypti nesta quinta-feira (9)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ),...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!