Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Morro de São Paulo e Barra Grande podem entrar na rota do turismo de cruzeiros

A Bahia comemora a temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024, que termina no início de maio, com o maior movimento de passageiros da história. Cerca de 440 mil cruzeiristas vão passar pelos portos de Salvador e Ilhéus, além das operações de desembarque em Porto Seguro, o que representa a injeção de mais de R$ 260 milhões na economia. A capital baiana também virou porto de embarque, o que fez aumentar o tempo de permanência do turista na cidade, gerando mais receita. Os resultados foram divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na Seatrade Cruise Global, no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos, a feira mais importante da indústria de cruzeiros do mundo. O evento foi encerrado, na quinta-feira (11), após quatro dias de atividades.

A Setur-BA participou do evento no estande do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), onde foram realizadas reuniões com empresas internacionais do segmento, como a Royal Caribbean e Costa Cruzeiros. Em pauta, a prospecção de novos investimentos para a Bahia, que mostrou a sua infraestrutura e atrativos para receber os cruzeiristas.

“Foi a maior delegação brasileira na história dessa feira de alcance mundial, sendo a Bahia um dos seis estados presentes. Tivemos encontros produtivos com empresas do segmento, interessadas em destinos do litoral baiano. Estamos trabalhando para que a nossa temporada de cruzeiros 2024/2025 seja um sucesso, também, como aconteceu nas duas últimas temporadas”, relatou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros (Clia), Marco Ferraz, destacou a participação da Setur-BA na feira. “A Bahia é um destino parceiro, que tem sido competitivo no mercado, como mostra nessa sua participação na Seatrade Cruise. Ainda comemoramos os resultados da atual temporada e estamos fechando a próxima. Analisamos abrir novos destinos baianos de visita, como Morro de São Paulo e Barra Grande, usando navios menores. Nesta temporada, já tivemos uma parada em Morro. É uma tendência, mas que depende da logística”, pontuou.

Veja também

Cármen Lúcia
Democracia está nas mãos do povo, não em palácios, diz Cármen Lúcia
Ministra do STF falou durante lançamento do seu livro em Paraty “Está em nossas mãos a democracia, não...
HPV
Pesquisa mostra que vacinação diminuiu prevalência de HPV ente jovens
Benefícios se estenderam até a pessoas que não se imunizaram A prevalência dos principais tipos de HPV...
receita-federal
Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR 2026
Cerca de 2,7 milhões de contribuintes receberão R$ 4,6 bi em 31/07 A Receita Federal libera nesta sexta-feira...
dengue
El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil
Ministério da Saúde recomenda intensificar ações de prevenção O fenômeno climático El Niño pode se manifestar...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026