Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Museu do Mar Aleixo Belov se associa à rede internacional ICMM e será apresentado em evento no Chile

O Museu do Mar Aleixo Belov acaba de dar mais um importante passo rumo ao reconhecimento internacional. A instituição foi oficialmente aceita como membro pleno do International Congress of Maritime Museums (ICMM), uma das mais prestigiadas redes globais dedicadas à preservação e promoção da cultura marítima.

O anúncio da nova associação foi feito pela direção do ICMM, que destacou o caráter inovador e educativo do museu baiano, fundado pelo navegador Aleixo Belov. A entidade também celebrou a chegada do novo membro em seu boletim especial dedicado à região ibero-americana, ressaltando o valor do acervo do Museu do Mar para a comunidade museológica internacional.

A indicação para integrar a rede internacional partiu do Museu Naval do Rio de Janeiro, já associado ao ICMM. E a participação na rede já começa com visibilidade: a diretora executiva da Fundação Aleixo Belov, Larissa Nabuco, representará a instituição no Encuentros – Latam Workshop, evento promovido pelo ICMM que será realizado de 27 a 29 de outubro nas dependências do Museu Marítimo Nacional (MMN), em Valparaíso, no Chile. O encontro também conta com a participação do Museu Corveta Esmeralda de Iquique, administrado pela Corporación Patrimonio Marítimo de Chile (COPAMACH), e tem apoio da Lloyd’s Register Foundation.

“Integrar a ICMM e participar do Encuentros nos conecta a outras instituições que compartilham do mesmo compromisso com a preservação da cultura marítima. É uma grande oportunidade de troca de experiências, visibilidade internacional e fortalecimento das nossas ações educativas e culturais”, afirma Larissa Nabuco.

No Chile, o Museu do Mar Aleixo Belov será apresentado oficialmente à rede, destacando suas exposições e experiências imersivas oferecidas ao público em Salvador. Será uma oportunidade de mostrar ao mundo o trabalho de educação ambiental, cultural e histórica que conecta os visitantes à vida no mar e às grandes expedições realizadas por Belov ao redor do globo.

Com essa nova etapa, o Museu do Mar Aleixo Belov se consolida como uma referência no cenário museológico marítimo da América Latina, integrando uma rede que reúne instituições como o Royal Museums Greenwich (Reino Unido) e o Chesapeake Bay Maritime Museum (EUA). A expectativa é de que essa troca internacional fortaleça projetos, parcerias e a valorização da cultura oceânica brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

ferry
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
bola-futebol-e1677854496474
Semifinais do Intermunicipal 2025 são definidas; veja confrontos
As semifinais do Campeonato Intermunicipal 2025 foram definidas. Após o fim das partidas realizadas no...
Drª Marianna Andrade, chefe da Cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador
Diagnosticar arritmia cedo reduz risco de AVC e pode levar à cura
Especialista alerta para alta de casos no país e destaca avanços que permitem tratar e, em muitos casos,...
Foto Ilustrativa Ezequias Ramos
Escolas iniciam aplicação de nova fase das provas do SABE, nesta segunda (10)
As escolas das redes estadual e municipais de ensino iniciam, nesta segunda-feira (10), a aplicação das...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!