Salvador, 5 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Museu Vivo da Cidade monta exposição no Eugênio Teixeira Leal

Ainda no clima das celebrações do Bicentenário da Independência da Bahia e do Brasil, o Museu Vivo na Cidade abre, no próximo dia 16 de janeiro, a partir das 15h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, uma exposição que reúne figurinos, réplicas do manto do imperador e da imperatriz do Brasil, traje litúrgico, espada, cetro, coroa, trono, arco e flecha, dentre outros elementos que foram utilizados nos desfiles cívicos do 2 de julho e do 7 de setembro em Salvador.  

A exposição se baseia na tela de Eduardo Sá “Fundação da Pátria” que retrata a formação do povo brasileiro, tendo José Bonifácio costurando a bandeira do Brasil Império, sendo ladeado por um indígena, uma mulher negra, um homem branco e o imperador.

Criado com o objetivo de colaborar na preservação da Memória Histórica da Bahia e do Brasil – através das linguagens artísticas – o Museu Vivo na Cidade tem participado ativamente dos eventos cívicos de Salvador-Bahia. Ao longo de 16 anos montamos peças teatrais e ações que contam a História da Bahia e do Brasil. Os espetáculos são itinerantes e apresentados em sítios históricos permitindo a interação do público com os personagens.

Serviço

Abertura da exposição do Museu Vivo da Cidade

Data: 16 de janeiro de 2024

Horário: 15h

Local: Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua do Açouguinho, n° 01, Pelourinho, Salvador

Realização:  Museu Vivo na Cidade

Produção: Arte Forte Produções

Apoio:

Museu Eugênio Teixeira Leal

Museu Frei Germano Citeroni

DM Produções

Veja também

fiscalizacao_em_distribuidoras_de_bebidas_03_0
Governo publica MP das alíquotas do Imposto Seletivo para 2027
Medida, que vigora em fevereiro, está no Diário Oficial da União O governo federal publicou, nesta quarta-feira...
bahia escudo
Cruzeiro x Bahia
Competição: Campeonato Brasileiro — 34ª rodada Data: quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Horário: 21h30...
Alan Jones
Morre Alan Jones, campeão mundial de Fórmula 1 pela Williams, aos 80 anos
Morreu nesta quinta-feira (5), aos 80 anos, o ex-piloto australiano Alan Jones, campeão mundial de Fórmula...
intercambio_saude_lgbt_foto_sms_4
Salvador recebe intercâmbio da Fiocruz após ter reconhecida nacionalmente iniciativa na saúde da população LGBT+
A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) foi selecionada para o segundo ciclo da Rede Colaborativa...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos