Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

OMS soma mais de 1,2 mil ataques contra serviços de saúde em 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou, ao longo de 2024, mais de 1,2 mil ataques contra serviços de saúde em países e territórios que enfrentam conflitos – incluindo Afeganistão, Faixa de Gaza, Haiti, Líbano, Mianmar, Sudão e Ucrânia.

“Ataques a serviços de saúde se tornaram o novo normal em meio a conflitos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Esses ataques matam e mutilam”, completou, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

“Ao longo dos últimos três anos, observamos um aumento na frequência, na escala e no impacto de ataques a serviços de saúde”, avaliou Tedros. Segundo ele, desde 2018, foram registrados mais de 7,8 mil ataques em 21 países e territórios, além de mais de 2,6 mil mortes e 5,4 mil feridos, incluindo profissionais de saúde e pacientes.

Destruição

“Esses ataques privam pessoas vulneráveis de acessar os serviços de saúde que mais precisam. Destroem hospitais, clínicas e ambulâncias, além de desmoralizar, degradar e desumanizar. Tudo isso afeta idosos, crianças, gestantes, pessoas com deficiência e pacientes que precisam de tratamento para câncer, falência renal e doenças do coração”, acrescentou.

“A legislação internacional exige que serviços de saúde sejam ativamente protegidos. Se não houver responsabilização, esses ataques vão aumentar. A melhor forma de interromper ataques contra serviços de saúde é colocar fim às guerras. O melhor remédio é a paz”, concluiu o diretor-geral da OMS.

Agência Brasil

Veja também

Maratona-Salvador-2025_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-90_12_11zon
Da caminhada à maratona, Salvador vira cenário para desafios de diferentes distâncias
Com percursos e níveis de dificuldade diferentes, a Maratona Salvador reúne modalidades para quem está...
unnamed (2)
Destaque do Maranhão, Tibúrcio retorna ao futebol goiano e mira mais um acesso pelo Tupy
O ano de 2026 tem sido o melhor do zagueiro Tibúrcio. Ele iniciou a temporada na Jataiense e atuou em...
unnamed
Com direito a assistência, Esquerdinha valoriza estreia pelo Picos no Campeonato Piauiense: “Tranquilidade para trabalharmos”
O grande objetivo do Picos em 2026 é conquistar o acesso para primeira divisão do Campeonato Piauiense....
PF
PF mira grupo suspeito de desviar encomendas postais
Mandados são cumpridos no Rio de Janeiro e em São Vicente (SP) A Polícia Federal (PF) cumpre três mandados...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige