Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Operação Chuva: Sedes garante assistência a famílias em Vila de Abrantes

Nesta quinta-feira (8), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) esteve no distrito de Vila de Abrantes para atender famílias afetadas pelas fortes chuvas. A força-tarefa esteve no Loteamento Sítio Fradinho, localizado no Assentamento Vila Santa Bárbara, onde diversas famílias foram diretamente atingidas e sete tiveram perdas significativas.

Muitas dessas pessoas já são assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Nesta quinta-feira, as sete famílias realizaram o cadastro emergencial junto à Sedes para garantir benefícios como cesta básica, colchão, cobertor e auxílio-gás. Foi ofertada ainda a estadia temporária em pousadas da região.

Rosângela Sousa, coordenadora do Cras de Vila de Abrantes, enfatizou o acompanhamento do Centro de Referência de Assistência Social no processo de regularização dos documentos pessoais.

“Acompanhamos de perto as famílias que tiveram seus imóveis atingidos pelas fortes chuvas na cidade. É importante destacar que essas famílias já são atendidas e assistidas aqui no Cras. Hoje estamos fazendo esse atendimento emergencial. Ao chegar aqui, na localidade mais afetada, constatamos também a necessidade de refazer documentos que foram perdidos. Então, o Cras também vai acompanhar essas famílias para acesso à essa nova documentação civil. A Sedes sempre esteve atenta às necessidades da comunidade e segue de prontidão para alcançar a população, principalmente nesse momento emergencial”, pontuou Rosângela.

Desde a chegada da frente fria a Camaçari, o comitê da Operação Chuva tem atuado 24 horas ininterruptas para atender às demandas com celeridade, garantindo apoio, sobretudo, às áreas mais afetadas pelos impactos das fortes chuvas. O grupo é composto pela Defesa Civil, Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), e outras seis secretarias: da Infraestrutura (Seinfra), de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), de Serviços Públicos (Sesp), de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), de Governo (Segov) e de Relações Institucionais (Serin).

Foto: Juliano Sarraf

Veja também

Flávio Bolsonaro
Último dia para qualquer tipo de propaganda eleitoral é neste sábado
Campanha só está permitida até às 22h; confira regras Na reta final do segundo turno das Eleições de...
futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos