Salvador, 26 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Operação Quitérias protege foliões vulneráveis na saída dos circuitos do Carnaval

Com equipes identificadas por camisas lilás, a Polícia Civil lançou a operação Quitérias para o Carnaval 2025. A iniciativa tem como objetivo acolher mulheres, crianças, idosos e o público LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade nas saídas dos circuitos. As equipes realizam varreduras nas áreas de dispersão dos blocos, banheiros químicos e demais áreas, buscando identificar e mitigar pontos de risco.
A Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, compartilhou a motivação por trás da operação, que surgiu após registros de agressão sexual. “Pensamos em como poderíamos melhorar a segurança e surgiram ações como a presença dos nossos policiais, que vão acompanhar a dispersão do circuito”, explicou. Heloísa também enfatizou que a iniciativa visa proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor para todos
A Delegada Grazzy Quaresma, que integra o Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulneráveis e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir), revelou que os pontos onde os policiais atuam na operação Quitérias são escolhidos com base em dados estatísticos. Ela também destacou a importância de uma abordagem sensível e firme. “É uma atuação mista que exige delicadeza e sensibilidade, mas também força, pois estamos prontos para reagir a uma eventualidade.”
Foliões, como Luciene Araújo, enfermeira e moradora do centro, expressaram sua gratidão pela iniciativa. “Nunca vi uma ação como essa. É super importante, e me sinto extremamente segura”, disse Luciene, que se sentiu à vontade, pela primeira vez, para voltar para casa sozinha após a folia.
Edilene Conceição, ambulante há 30 anos no circuito Osmar, também elogiou a operação, pois, segundo ela, costuma ver muitos turistas perdidos e mulheres alcoolizadas no final da festa. “Eu gostei muito, é uma questão de segurança. A violência está muito alta, e essa ação é nota 10″.
Além do dia a dia nos circuitos, a operação também prevê o cumprimento de mandados de prisão, como explica a delegada-geral: ” A Operação Quitérias também vai buscar dar cumprimento a 300 mandados de prisão de indivíduos que estão respondendo a crimes de agressão contra as mulheres e que tem os mandados de prisão em aberto. Essas duas operações e ações visam trazer mais tranquilidade para as nossas mulheres que, porventura, acabam sendo em algum momento vítimas de violência durante uma festa que é pra ser de paz, de alegria e de tranquilidade”.

Veja também

Copa do Mundo Feminina de 2027
Rio de Janeiro sediará sorteio da Copa do Mundo Feminina de 2027 em dezembro
O sorteio final da Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro...
sangue
Lei cria Junho Vermelho para incentivar doação de sangue
Norma prevê ações de conscientização e iluminação de prédios públicos O mês de junho passará a integrar...
sesau-vacimovel-multivacinacao-foto-everaldo-paixao1
“Vacimóvel” intensifica Campanha Nacional de Multivacinação na sede e orla de Camaçari
A Campanha Nacional de Multivacinação segue em todo Brasil até 3 de setembro e, em Camaçari, a iniciativa...
WhatsApp Image 2026-08-24 at 18.55
Bahia reforça articulação com União e municípios para enfrentar impactos do El Niño
Participação em diálogo federativo ocorre enquanto Estado prepara plano de ações para seca, segurança...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026