A Semana Santa marca uma das datas mais importantes do calendário cristão, com início no Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, a última semana da Quaresma caracteriza-se pelas comemorações dos mistérios da salvação, ocorrendo um feriadão de 5 dias para os brasileiros.
Diferente de comemorações com data fixa, a Semana Santa oscila anualmente por conta do fenômeno do equinócio, quando ambos os hemisférios não estão inclinados em relação ao Sol. Por determinação da Igreja Católica, a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de outono, no hemisfério sul, o que faz com que sua data varie entre os meses de março e abril.
“A Semana Santa para os católicos é central na fé, porque é a mais importante e a partir dela que se originam todas as outras práticas religiosas”, explica Fábio André, catequista de Crisma da Paróquia Nossa Senhora da Luz, localizada no bairro da Pituba. “Tudo começou com a Páscoa judaica, o povo judeu era escravizado no Egito e passa para liberdade com a Terra Prometida. A Páscoa cristã dá um novo significado a isso, a gente passa da escravidão do pecado para a vida nova: a vida de ressuscitado”, complementa.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Comunicação (@ucsal1)
”
Ana Clara Britto, estudante e membro do grupo jovem católico, Movimento Escalada, conta como a tradição de evitar carne vermelha em sinal de penitência é importante na sua religião como respeito à morte de Cristo durante o período da Semana Santa.
Natural da cidade de Ubatã, a estudante relembra práticas locais da Semana Santa que a acompanharam desde a infância, “para mim, o que fica mais marcante é a cobertura das imagens nas Igrejas e a Via Sacra que faz a cidade toda ir para a rua para acompanhar a encenação”.
Com uma combinação de fé, tradição e expressão cultural, a Semana Santa na Bahia mobiliza comunidades, o período é um momento de pausa, reflexão e reafirmação de identidades construídas entre rezas e gestos que atravessam gerações.
A Semana Santa está chegando e nada mais importante do que celebrar essa data, tão importante para muitos católicos! ✝️
No domingo de ramos, os religiosos relataram suas tradições no período praticadas na Sexta Santa, sendo um momento de renovação espiritual! ⛪️ pic.twitter.com/AJiGd2oaYV— Comunicação UCSal (@comunicaucsal) April 14, 2025
”