Na manhã desta quinta-feira (08), a Universidade Católica do Salvador (UCSal) recebeu os jornalistas Fernanda Mattos e Fernando Duarte para um bate-papo com estudantes de Comunicação sobre os rumos do mercado jornalístico.
Durante a conversa, Fernando chamou atenção para uma dificuldade enfrentada por muitos veículos de imprensa: encontrar mulheres interessadas em trabalhar com jornalismo político. Já Fernanda destacou o oposto — que é difícil encontrar homens para trabalhar com jornalismo de entretenimento. Esse contraste mostrou como ainda existe uma divisão de gênero dentro do jornalismo.
Em mesma conversa foi abordado pelos convidados, em especial por Fernanda a partir de um relato pessoal, sobre os entraves enfrentados por mulheres na profissão, principalmente em áreas dominadas por homens. Embora a baixa presença de mulheres na cobertura política aponte para uma possível abertura de oportunidades, o campo político segue como um ambiente desafiador para a atuação feminina.
A participação das jornalistas nesse segmento ainda é limitada por barreiras estruturais, refletindo um mercado que demonstra carência de representatividade, mas que ainda impõe obstáculos à inserção de novas profissionais.