Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Pelourinho tem segurança reforçada para os festejos do São João

Para os turistas e baianos que resolveram ficar em Salvador neste feriado prolongado e no São João, a segurança para o arrasta-pé está garantida pela Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA). As ações e estratégias comandadas pelo Batalhão Especializado de Policiamento Turístico (BPtur), contam com policiais em patrulhas, além de monitoramento no entorno do Pelourinho e vias de acesso.

“Nós temos cerca de 600 policiais militares trabalhando, aqui no âmbito de Salvador, distribuídos entre Paripe, Pelourinho e Parque de Exposições, em todo o período da festa, desta quinta-feira (19) até terça-feira (24). São Policiais Militares fáceis de serem identificados, por causa do fardamento, à disposição de todas as pessoas”, afirma o tenente coronel Wellington Morais, comandante do BPTur.

Com efetivo ampliado, câmeras de monitoramento e abordagens preventivas, a estratégia visa proteger a todos que circulam pelo Centro Histórico. Quem precisa de suporte da Polícia encontra um atendimento qualificado, tanto em postos fixos pelas ruas do Pelourinho, quanto nas bases móveis no Terreiro de Jesus e Elevador Lacerda.

Tereza Macedo, turista do interior do Paraná, está com a família em Salvador há três dias. “Estou achando tudo lindo e muito maravilhoso aqui, e eu achei bastante seguro pelo tanto de gente que vem pra cá. Essa atuação da Polícia eu acho que é muito importante mesmo”.

A professora Leonísia, de Salvador, comemora a estrutura da festa para quem preferiu ficar na capital. “A programação está sensacional, principalmente aqui no Pelourinho, que é tão importante na nossa história. E quando a gente vê que tem polícia fazendo abordagem na entrada, a gente se sente mais seguro para estar aqui com a família”.

Estrutura na capital
Ainda em Salvador, Câmeras Corporais Operacionais serão usadas pelo efetivo escalado no policiamento no Parque de Exposições e no Centro Histórico. Já o Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM) irá atuar em patrulhas e nas ações de conscientização, em ocorrências envolvendo violência doméstica.

A operação São João 2025 conta com R$30 milhões de investimento envolvendo os custos de hora extra, estrutura, alimentação e transporte da tropa em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
Um dos destaques do Guarani em 2025, Diego Torres inicia pré-temporada e projeta próximo ano
O Guarani iniciou, na semana passada, a preparação para a temporada de 2026. Entre os jogadores que se...
unnamed
Com 3 gols nos últimos 3 jogos, Neto Acará vive fase artilheira na Bolívia
O atacante Neto Acará vive fase artilheira no futebol boliviano. Uma das referências ofensivas do Club...
Arrascaeta
Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental
Rubro-Negro volta a campo às 14h de sábado contra egípcio Piramyds O Flamengo levou a melhor no difícil...
hantavirose
Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
Produto desenvolvido pela Fiocruz e UFRJ obteve registro da Anvisa A Agência Nacional de Vigilância Sanitária...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar