Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Pensão alimentícia na gravidez: advogada explica como funciona e quem pode receber

No Brasil, a Lei Federal n° 11.804/08 assegura o direito à pensão para mulheres gestantes. Os auxílios são chamados de “alimentos gravídicos” e consistem no recebimento de assistência financeira para o nascituro desde o momento de sua concepção. A Lei permite que a grávida entre com uma ação contra o genitor para cobrir as despesas durante a gravidez e esse contato pode ser feito através da Defensoria Pública, dos advogados ou dos Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ).

 

Advogada e coordenadora do curso de Direito da Universidade Salvador (UNIFACS), integrante do Ecossistema Ânima, Cristiane Lage explica que a legislação interpreta a gravidez do ponto de vista biológico: a partir do momento em que o óvulo se cola à parede uterina. “Tecnicamente falando, quando existe a nidação (implantação do embrião dentro do útero), se considera por óbvio a gravidez e, portanto, a concepção. Quando se identifica que a mulher está grávida, a qualquer momento ela pode entrar com o pedido de alimentos gravídicos”, destaca.

 

Advogada e coordenadora do curso de Direito da Universidade Salvador (UNIFACS), integrante do Ecossistema Ânima, Cristiane Lage explica que o Código Civil reconhece a personalidade jurídica do indivíduo a partir do nascimento com vida, mas garante os diretos do nascituro desde sua concepção, que, segundo a corrente jurídica mais aceita, se estabelece com a nidação (quando o embrião se fixa na parede uterina). “Tecnicamente falando, quando existe a nidação, se considera por óbvio a gravidez e, portanto, a concepção. Assim, quando se identifica que a mulher está grávida, a qualquer momento ela pode ajuizar ação de alimentos gravídicos”, destaca.

Após ser aprovada, a pensão alimentícia na gravidez segue ativa até a data do parto, e há, ainda, um artigo da própria Lei que informa sobre quando a criança nasce com vida: nesses casos, há a conversão automática dos alimentos gravídicos em alimentos para o menor. “Quando ocorre a alteração, a titular deixa de ser a mãe e passa a ser o menor que nasceu com vida”, complementa Cristiane Lage.

 

Como solicitar os alimentos gravídicos?

 

A ação para o deferimento dos alimentos gravídicos é clara ao informar que bastam indícios da paternidade para o ajuizamento. “Ainda que o verdadeiro ou suposto pai não reconheça a paternidade, simples indícios como testemunhas, fotos e a demonstração da ocorrência daquele relacionamento por si só são suficientes para que o pai arque com os custos”, afirma a Advogada, complementando, ainda, que isso não impede a investigação da paternidade após o nascimento da criança.

 

Nos casos em que o suposto pai se recuse a fornecer os alimentos gravídicos voluntariamente, a mulher pode realizar o ajuizamento da ação procurando, por exemplo, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UNIFACS, que realiza esse tipo de serviço. “Nos colocamos à disposição da população hipossuficiente, que não tem condições de arcar com a contratação de advogados, para buscar preservar o direito da criança desde a concepção até o nascimento através da cobertura dos custos indispensáveis para a manutenção da vida da gestante”, explica a professora.

 

Como a Lei se aplica às gestantes menores?

 

No caso das gestantes menores, a representação ocorre por meio dos pais ou representantes legais. Cristiane Lage explica que a legislação se aplica da mesma forma. “Apesar de ter o mesmo efeito, o que difere é no momento do ajuizamento, em que a gestante menor precisa ser assistida ou representada por seus pais ou representantes legais”, diz a especialista.

Sobre a UNIFACS  

Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar