Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

População pode opinar sobre cobrança por uso de água pública

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) abriu, nesta segunda-feira (25), uma consulta pública para que a população possa participar do processo de mudança da política que define os procedimentos para cobrança pela captação direta de água nos mananciais do país, lançamento de efluentes e transposição de bacia. Qualquer pessoa poderá contribuir até 18h do dia 9 de janeiro de 2025.

Para colaborar é necessário acessar o Sistema de Participação Social da ANA, conhecer a proposta com as alterações das resoluções que tratam do tema e se identificar por meio da conta gov.br. No site é possível acessar ainda as contribuições de outros participantes.

Entre as propostas de mudanças está a unificação da cobrança para o ano seguinte ao uso do recurso hídrico, nas sete bacias interestaduais: Doce, Grande, Paraíba do Sul, Paranaíba, PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), São Francisco e Verde Grande.

Haverá uma regra de transição apenas para os usuários das águas das bacias dos rios Doce, Paraíba do Sul e PCJ, que poderão solicitar acumular a cobrança dos exercícios anteriores nos próximos três anos.

Também é possível opinar sobre o valor estabelecido para o ano de 2025, que será aplicado na cobrança por bacia, a partir do tipo de uso em relação ao volume de água consumido ou atingido.

De acordo com nota divulgada pela ANA, a cobrança não constitui imposto ou tarifa sobre os serviços de saneamento. É um pagamento pelo uso da água revertido em ações de despoluição, recuperação de corpos hídricos, estímulo às tecnologias limpas e poupadoras dos recursos naturais, após escolha das medidas pelo respectivo comitê da bacia hidrográfica.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

_mg_6635
Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado
Especialista ensina a otimizar o consumo Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil O ar-condicionado...
alan-sanches-3099212-article
Bahia decreta luto oficial de três dias pela morte do deputado Alan Sanches
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte...
melhorias-na-infraestrutura-e-acessibilidade
Abrasel lança cartilha sobre acessibilidade em bares e restaurantes
94% dos consumidores consideram importante que estabelecimentos do setor tenham rampas, banheiros adaptados...
unnamed (1)
Cetrel oferece soluções em valorização agronômica de resíduos como diferencial sustentável para o setor de papel e celulose
A Cetrel, empresa com sólida atuação em soluções ambientais para a indústria e integrante do Grupo Solví...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar