Salvador, 10 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Por que meninas demoram mais para receber diagnóstico de autismo?

O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode afetar qualquer pessoa, independentemente de gênero ou etnia. Por ser uma condição que se manifesta em um espectro, suas características podem variar muito entre os indivíduos. Em mulheres, os sinais iniciais de autismo podem ser mais sutis, frequentemente resultando em diagnósticos atrasados ou imprecisos.

Os sistemas cerebrais envolvidos no comportamento social se desenvolvem mais rapidamente nas meninas, o que pode ser um “fator de proteção” para meninas com autismo, especialmente na primeira infância.

De acordo com a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço KidsJamaica Araújo, as meninas geralmente não correspondem aos estereótipos comuns do autismo e tendem a ocultar seus sintomas de maneira mais eficaz do que os meninos, especialmente em termos de comportamento social, que é um dos principais indicadores do transtorno. “As meninas muitas vezes disfarçam suas dificuldades, copiando o comportamento de outras crianças para se encaixarem e serem aceitas”, explica.

Pesquisas indicam que as meninas frequentemente camuflam os sintomas do autismo de várias maneiras, como imitar expressões faciais e linguagem corporal ou se adaptar cuidadosamente para se integrar socialmente. “Isso torna mais difícil para profissionais de saúde e educadores identificarem o autismo nelas. Como consequência, muitas meninas autistas podem ser subdiagnosticadas ou diagnosticadas tardiamente, o que prejudica o acesso a intervenções e suporte adequados durante os anos críticos de desenvolvimento”, afirma Jamaica.

Portanto, a falta de reconhecimento precoce pode resultar em consequências marcantes para o desenvolvimento das meninas autistas, afetando sua capacidade de se beneficiar de intervenções que promovam habilidades sociais, emocionais e de comunicação. “As intervenções precoces são fundamentais para garantir que todas as crianças, independentemente do gênero, tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial máximo”, frisa a fisioterapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!