Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Pós-Carnaval: dicas para evitar problemas bucais após a folia

Carnaval é época de excessos e, para muitas pessoas, o ano só começa oficialmente após a folia, quando aumenta a procura por cuidados com a saúde e checkups médicos, principalmente após os excessos de consumo de bebidas alcoólicas e alimentação desregrada característicos desse período. Os cirurgiões dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz alertam que os dias intensos de festa podem trazer alguns prejuízos para a saúde bucal, devido a ingestão de bebidas e alimentos ácidos e alcoólicos, falta de hidratação, escovação inadequada ou menos frequente e doenças que podem ser transmitidas através do beijo.

Além de destacar a importância da escovação mais profunda após o período, os especialistas recomendam a ida ao dentista para uma revisão completa da saúde bucal. Confira as dicas:

Cuidado com cáries

Durante o carnaval, a escovação completa e adequada pode acabar sendo deixada de lado, o que, associada ao consumo maior de alimentos cariogênicos – como bebidas açucaradas e alcoólicas, gelados, drinks e guloseimas – pode contribuir para o aparecimento da cárie e outras condições desagradáveis, como aftas. Por isso, Danilo Ferraz explica que “o checkup odontológico após a festa é essencial para fazer a profilaxia correta e avaliar a saúde bucal do paciente”.

Atenção para as doenças da gengiva

Outro problema decorrente da escovação inadequada é a inflamação na gengiva, alerta Raphael Cangussu. “Ocorre principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana, película viscosa e incolor formada por bactérias e restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva. Começa com a inflamação na região, chamada de gengivite, que pode ser notada quando há sangramento durante a escovação. Se a gengivite não for tratada, pode avançar para a periodontite e atingir o osso que sustenta o dente, causando danos permanentes”.

Cuidado com as infecções

Carnaval é a festa do beijo na boca, algo que, infelizmente, pode trazer alguns riscos para a saúde, já que algumas doenças são transmitidas através do beijo, como herpes labial, mononucleose, candidíase oral, gripe e outras viroses. Além do cuidado especial com a higiene, Davi Ferraz recomenda investigar se há lesões na boca, bochechas, nas gengivas, no céu da boca, na garganta, na superfície e abaixo da língua. “Procure por manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas e feridas. Se você observar alguma alteração nova em sua boca ou ferida que não cicatrize, mesmo que indolor, procure um dentista ou outro profissional de saúde para realizar uma avaliação”.

Hidrate-se sempre!

A hidratação é uma das medidas mais simples e importantes para manter a saúde do corpo todo em dia. A boca seca pode causar maior risco para cárie dentária, perda do paladar, mau hálito e dificuldades para falar, mastigar e engolir os alimentos. Por isso, mesmo após a folia, se atentar para a hidratação adequada é essencial para manter o corpo em equilíbrio e prevenir doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar