Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Profissionais da Atenção Primária participam de qualificação em saúde da pessoa idosa

Profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária da rede municipal participam ao longo desta terça-feira (10), da qualificação em linha de cuidado da saúde integral da pessoa idosa. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), acontece no Colégio Estadual em Tempo Integral Gonçalo Muniz, no bairro da Gleba C.

A iniciativa faz alusão ao Junho Violeta, campanha em alerta sobre a conscientização a todas as formas de violência contra a pessoa idosa. A programação inclui explanações ministradas por especialistas da área de saúde, abordando temas fundamentais para a melhoria do cuidado à saúde da pessoa idosa.

Cerca de 150 servidores participam da atividade, incluindo profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), odontólogos, nutricionistas e farmacêuticos. A iniciativa visa promover a melhoria na assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USF) do município.

A titular da Sesau, Rosangela Almeida, destacou que o evento é um momento importante de construção de conhecimento. “O Brasil é um país cuja população idosa vem aumentando, então é fundamental que estejamos preparados para atendê-los de forma integral, ofertando assistência qualificada pensando na saúde, mas também em aspectos sociais deste público. Que este seja um espaço para compartilhar experiências”, disse a secretária.

Na oportunidade, a gerontóloga Maria Salete da Silva esteve presente representando a área técnica em saúde para o idoso da Diretoria da Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ela enfatizou a importância da discussão do tema de forma transversal. “Precisamos desconstruir mitos sobre o envelhecimento, pensando que a população idosa está inserida em diferentes recortes sociais, e mostrar que envelhecer não é uma coisa ruim”, afirmou.

Entre os participantes do evento esteve Josemeire Carvalho, agente comunitária de saúde há 33 anos e que atualmente atua na USF Santo Antônio. “Atividades que promovam reciclagem são fundamentais, pois através dessas atualizações podemos aplicar conhecimentos na prática, influenciando diretamente no trabalho que exercemos no dia a dia”, ressaltou.

Integram a programação da qualificação, as palestras “Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária”, “Saúde da Pessoa Idosa”, “Uso Racional de Medicamentos na Pessoa Idosa”, “Cuidados Odontológicos da Pessoa Idosa”, “Nutrição e a Pessoa Idosa”, “AVMD: Manejo do Idoso Robusto e Potencialmente Frágil”, “Manejo do Idoso Frágil e Seus Direcionamentos”, e “Prevenção de Quedas na Pessoa Idosa”.

A iniciativa é realizada através da área técnica em Saúde do Idoso, que integra a Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Sesau.

Foto: Everaldo Paixão

Veja também

oftamologista
Autismo: médica lista estratégias que ajudam no atendimento a crianças
Cerca de 40% das crianças com TEA apresentam transtornos de ansiedade Hipersensibilidade sensorial, intolerância...
Ancelotti
Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
Primeira lista pós-Copa do Mundo tem oito jogadores estreantes O técnico Carlo Ancelotti anunciou na...
Foto-Fernando-Vivas-GOVBA_-educacao_professora
PND 2026: cartão que confirma inscrição está disponível na internet
Candidato pode acessar documento na Página do Participante Os candidatos à Prova Nacional Docente (PND)...
Interpol
Crianças desaparecidas no Maranhão podem entrar em alerta da Interpol
Mãe suspeita que filhos podem estar em grupo resgatado na Flórida A mãe das crianças desaparecidas há...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige