Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Programa Morar Melhor ultrapassa marca de 700 casas reformadas em Itapuã

Marlene Alexandrina Nascimento, de 60 anos, mora na 2ª Travessa Beira Rio, em Itapuã. Sua casa, um pequeno sobrado, que ela divide com a neta de 9 anos, precisava de uma reforma, principalmente porque algumas partes molhavam em dias de chuva forte. Ela, que é autônoma, não tinha condições de comprar materiais de construção e pagar a diária de um pedreiro. Portanto, só lhe restava torcer para que a água não invadisse todo o imóvel.

 

O sobrado de Marlene, no entanto, foi completamente reformado pelo programa Morar Melhor, que, pela terceira vez, levou melhorias estruturais aos imóveis do bairro. Nessa etapa em que a autônoma foi contemplada, outras 100 residências também tiveram telhados trocados, receberam reboco e pintura, entre outros serviços.

 

“Não tem mais o risco de chover e molhar. Agora está ótimo, minha casa está linda. Posso dormir tranquila. Pode chover, e eu posso dormir e acordar sem me preocupar. Antes, quando eu ia dormir e começava a chover, eu tinha que levantar de madrugada para tirar a água que entrava pela casa. Agora não, está tudo lindo”, relatou Marlene.

 

A gerente do Morar Melhor, Cristiane Oliveira, afirma que, em Itapuã, nas três etapas do programa, 743 casas foram reformadas. Ela destaca que a ação da gestão municipal “tem mudado a realidade das famílias, trazendo um benefício social expressivo”.

 

“Nós não trabalhamos só com a reforma. O programa abre portas para várias outras intervenções no bairro, como iluminação, recapeamento e melhorias na coleta de lixo. Tudo isso contribui para o fortalecimento do programa dentro da própria comunidade”, explica Cristiane.

 

Ainda conforme a gerente, alguns critérios são levados em consideração na hora de escolher os moradores que serão beneficiados, como morar em casas de alvenaria, sem revestimento e com telhado em condições precárias.

 

“Também damos prioridade a famílias chefiadas por mulheres, a idosos, pessoas com crianças com deficiência, como microcefalia, e a quem se encontra em situação de vulnerabilidade social. Esses são os critérios mais urgentes que percebemos e que evidenciam a necessidade de atuação do programa Morar Melhor”, completa a gerente.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o Morar Melhor já promoveu a reforma de mais de 53 mil casas em Salvador.

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar