Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Quais as diferenças entre correr e caminhar e os benefícios para a saúde de cada uma delas

Está na dúvida entre escolher a corrida ou a caminhada? Fique sabendo que ambas são atividades físicas acessíveis, que podem ser praticadas por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. E, principalmente, trazem inúmeros benefícios para a saúde. A corrida (ou caminhada) ajuda a fortalecer os músculos, melhorar a saúde cardiovascular e aumentar a resistência física. Além disso, a prática regular pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até mesmo certos tipos de câncer. “Antes de começar um plano de exercícios, é importante consultar um profissional da saúde. Cada pessoa tem suas características, fortalezas e limitações. Depois, buscar um especialista na área de educação física para orientar sobre a escolha certa de exercícios”, explica Ralph Couto, professor de educação física da Rede Alpha Fitness.

Escolher correr ou caminhar depende de vários fatores individuais, que incluem nível de condicionamento atual e histórico de lesões. Se a pessoa está buscando um exercício de alta intensidade, que queime mais calorias e melhore a forma física, a corrida pode ser a melhor opção. No entanto, se a procura é por uma atividade de menor impacto, mais acessível e que possa ser feita por longos períodos de tempo, a caminhada pode ser a escolha certa. E não é preciso escolher apenas uma atividade. Muitas pessoas combinam a corrida e a caminhada em suas rotinas de exercícios, alternando entre os dois ou até mesmo praticando-as em dias diferentes. Essa abordagem pode ser especialmente benéfica para evitar lesões e manter a motivação.

A caminhada é uma atividade física acessível a todos, independentemente da idade ou nível de condicionamento físico. Ideal para aqueles que estão dando os primeiros passos em uma rotina de exercícios, ela representa uma oportunidade valiosa para aprimorar a saúde de maneira geral. Com a prática, é possível notar o fortalecimento dos músculos das pernas, a melhoria da saúde cardiovascular e o aumento da resistência física. Ela ainda contribui para a redução do risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. “A caminhada é uma atividade de baixo impacto, que preserva as articulações, permitindo sua execução de forma consistente ao longo do tempo. Ou seja, é um exercício que pode ser feito por todos, até mesmo idosos e gestantes”, diz o especialista da Rede Alpha Fitness.

Por outro lado, a corrida é uma atividade física de alta intensidade, exigindo condicionamento físico mais aprimorado, sendo uma opção eficaz para melhorar a forma física, perder peso e superar limites pessoais. Indicada para aqueles que já mantêm uma rotina regular de exercícios, a corrida proporciona treinamento cardiovascular intenso, fortalece músculos, melhora a saúde cardiovascular, aumenta a resistência e estimula o metabolismo para a queima de gordura. “Além dos benefícios físicos, também destaca-se o impacto positivo na saúde mental, com a redução do estresse, melhoria do humor e aumento do bem-estar. A prática da corrida é apresentada como uma maneira de desafiar limites pessoais, superar obstáculos e promover sensação de realização e autoconfiança”, finaliza Ralph.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!