Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Regulação do peso: como os hormônios podem interferir no emagrecimento

Perder peso pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas, mesmo com alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas. Mas o processo de emagrecimento também está ligado a outros fatores, como o metabolismo – que é regulado pelos hormônios. Produzidas por glândulas presentes no sistema endócrino, essas substâncias químicas podem influenciar tanto no acúmulo quanto na redução da gordura corporal.

 

De acordo com Victor França de Almeida, endocrinologista e coordenador do curso de Medicina da Universidade Salvador (UNIFACS), a regulação do peso precisa da ação conjunta de diferentes hormônios. A leptina e a grelina, por exemplo, atuam no apetite. A primeira, secretada pelas células adiposas, informa ao cérebro sobre as reservas de energia, inibindo o apetite quando estão suficientes. A segunda, produzida no estômago, é conhecida como o “hormônio da fome” devido ao estímulo antes das refeições. Já os hormônios intestinais promovem saciedade, enquanto os da tireoide regulam o chamado metabolismo basal, determinando o gasto energético em repouso. Cabe a insulina, fabricada pelo pâncreas, o controle dos níveis de glicose no sangue.

 

Apesar das interferências, o médico ressalta que alterações hormonais não são as principais responsáveis pelos quilos indesejados na balança. Na maioria dos casos, o acúmulo é resultado de múltiplas questões genéticas e comportamentais. “Embora desequilíbrios hormonais como hipotireoidismo, síndrome de Cushing e resistência à insulina possam contribuir para o aumento de peso, essas condições são menos comuns. Por isso, mesmo com a influência das substâncias no apetite e metabolismo, o controle do peso depende majoritariamente de um estilo de vida saudável”, afirma.

 

Ele ainda reforça que uma dieta balanceada, rica em legumes, frutas e proteínas magras, auxilia na sensação de saciedade e impede picos de glicose e insulina. O equilíbrio hormonal também pode ocorrer por meio da ingestão de gorduras como ômega-3 e azeite de oliva, que têm propriedades anti-inflamatórias. Evitar açúcar e carboidratos refinados é outra recomendação, pois esses alimentos podem provocar resistência à insulina e prejudicar o metabolismo.

 

Indícios de desequilíbrio

Como os hormônios exercem muitas funções no organismo, mudanças nas suas concentrações também podem levar ao aparecimento de sintomas relacionados ao peso. Segundo o docente, os mais frequentes são o ganho inexplicável, principalmente na região abdominal, e a presença de estrias roxas nas coxas, braços e abdômen. Fadiga crônica e falta de energia, mesmo após descanso adequado, alterações de humor, queda de cabelo, pele ressecada e irregularidades menstruais nas mulheres são mais sinais que apontam a necessidade de investigação médica.

 

“A análise completa de um especialista é a melhor forma de saber se alguma das substâncias químicas está dificultando o emagrecimento. Se algo anormal for identificado, existem terapias hormonais e medicamentos que ajudam a resolver o problema. É o caso de medicamentos que modulam o GLP-1/GIP, utilizados no controle do apetite e tratamento contra a obesidade”, diz Victor França.

 

Exames e diagnóstico

A descoberta de distúrbios hormonais capazes de interferir na perda de peso depende de duas importantes abordagens: coleta de informações sobre a história médica do paciente, que inclui perguntas acerca do início e padrão do ganho de gordura, sintomas atrelados, fora o histórico familiar de doenças endócrinas, e exames físicos. Essas avaliações ainda servem para indicação de testes laboratoriais, a exemplo de hemoglobina glicada (HbA1c) e cortisol sérico.

 

O endocrinologista pontua que a escolha desses exames complementares é feita com base nos achados clínicos e suspeita levantada durante as consultas, direcionando para tratamentos focados nas reais demandas dos pacientes. “É crucial a compreensão de que o sucesso no manejo do peso vem da orientação profissional e consistência nas mudanças de estilo de vida. Além disso, vale frisar que a automedicação traz sérios riscos à saúde, como efeitos colaterais metabólicos e supressão das glândulas naturais”, alerta o coordenador do curso de Medicina, parte integrante da Inspirali.

Sobre a UNIFACS  

Há 53 anos transformando vidas pela educação, a Universidade Salvador (UNIFACS) é integrante do maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. A Universidade oferta formação em todas as áreas do conhecimento, com mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, cinco unidades em Salvador e Feira de Santana, a marca conta com investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais. Além de ser uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. Além disso, os alunos de Medicina da UNIFACS contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. Para mais informações: www.unifacs.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar