Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Sabin lança campanha ‘Dignidade Menstrual’ para estimular doação de absorventes

 

O período menstrual faz parte da vida das mulheres, que chegam a ter uma média de 450 regras ao longo da vida fértil, de acordo com a Plan International Brasil, que é uma organização humanitária que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Mesmo presente no dia a dia, a menstruação pode acarretar complicações para algumas mulheres, que não conseguem ter acesso a produtos básicos de higiene, como absorventes. Dados do estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, lançado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2021, mostram, por exemplo, que mais de 4 milhões meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

 

Para atenuar essa realidade, o Programa Sabin de Diversidade e Inclusão, em parceria com o Instituto Sabin, lançou a campanha “Dignidade Menstrual: Um Ciclo de Cuidado e Solidariedade”. A iniciativa visa estimular que colaboradores e clientes do Sabin Diagnóstico e Saúde façam doações de absorventes. Na Bahia, as doações podem ser feitas, até o próximo dia 24 de março, em qualquer unidade da empresa em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

 

“A pobreza menstrual é um problema de saúde pública e de equidade. Como organização responsável pelo investimento social do Grupo Sabin, que é uma empresa de alma feminina, o Instituto Sabin acredita em iniciativas que transformam realidades e promovem a dignidade das mulheres”, destaca Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin.

 

O material arrecadado em Barreiras, no oeste da Bahia, será destinado para a Dignivida – Promoção da Vida Humana, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade sociocultural. Já em Salvador, a entidade beneficiada será a Odara – Instituto da Mulher Negra. “É de grande importância para nós essa parceria, pois somos uma organização de mulheres negras que atua com meninas, jovens e mulheres negras em situação de vulnerabilidade social e com grandes desafios fruto do impacto gerado pelo racismo, violências e pelas violações de direitos humanos, que num país como o Brasil atinge em sua maioria as populações negras e pobres”, afirma Tereza Borba, coordenadora de Iniciativa Financeira da Odara.

 

Ela ainda destaca que os absorventes doados pelo Sabin serão destinados para meninas em situação de abrigamento, mulheres e jovens de territórios quilombolas do estado da Bahia e mulheres e jovens negras estudantes de escolas públicas. “A entrega dos produtos manifesta um conjunto de sentidos, inclusive, a manifestação do cuidado e da atenção com grupos que mais precisam”, conclui.

 

Sobre o Instituto Sabin  

 

Há 19 anos o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuando em 14 estados, além do DF, o instituto tem a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. A organização já investiu mais de R$ 61 milhões em iniciativas de impacto social, impactando diretamente mais de 1,6 milhão de pessoas. Saiba mais em: http://www.institutosabin.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!