Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Saiba como prevenir problemas respiratórios durante os festejos juninos

Os festejos juninos são marcados pelas comidas típicas, o forró e a tradicional queima de fogueiras e fogos de artifício. No entanto, o resultado da inalação da fumaça pode acarretar ou agravar doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva (DPOC) e rinite alérgica. Pessoas que já possuem algum desses problemas são mais propensas a sofrerem com irritações nas vias respiratórias e, ao terem contato com as toxinas presentes na fumaça, apresentando tosse, secreção, dificuldade para respirar e cansaço.

 

“A inalação de fumaça pode causar uma reação brônquica exacerbada, como nos asmáticos, onde acontece broncoespasmo com consequente falta de ar”, explica o pneumologista e professor do curso de Medicina da Universidade Salvador (UNIFACS), Marcelo Chalhoub. Por conta disso, indivíduos com doenças respiratórias devem evitar, ao máximo, inalar fumaça. Caso ocorra exposição e o paciente tenha a doença agravada, é recomendado a ida imediata até um hospital para as medidas que forem necessárias. O pneumologista exemplifica, ainda, que, conforme orientação médica, pacientes asmáticos podem usar broncodilatadores ou até mesmo corticoide inalatório para aliviar os sintomas.

 

Fora o grupo de risco, composto pelas pessoas que já convivem com problemas respiratórios, a fumaça da fogueira e dos fogos de artifício em baixa quantidade pode afetar, com menos gravidade, os indivíduos que não apresentam doenças respiratórios. “O sistema respiratório foi feito para receber ar puro. As partículas inaladas funcionam como irritantes da árvore respiratória. A fumaça é um desses irritantes. Em pequenas quantidades, pessoa sem histórico de doenças respiratórias, no geral, não têm problema maior, mas pode tossir e expectorar um pouco de muco com os irritantes juntos”, diz o especialista.

 

Risco para as crianças

 

Comumente, as crianças se sentem atraídas pela queima de fogos e fogueiras. Além do perigo envolvendo queimaduras, é preciso atentar ao risco da intoxicação pela inalação de fumaça. “Alguns fatores de risco, como exemplo alérgenos e irritantes respiratórios, aumentam complicações em quadros respiratórios. Se a criança já possui algum tipo de problema respiratório, a atenção em relação aos fatores de risco aumenta”, frisa a pediatra e professora do curso de Medicina na UNIFACS, Bárbara David.

 

Para as crianças que já possuem algum problema respiratório, a pediatra orienta: “É importante evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente e fazer fluidificação de secreção com lavagem nasal para evitar infecções secundárias”. Lembrando que nos festejos juninos há aglomerações, além do ambiente com fumaça, ela também alerta: “os responsáveis devem ficar ainda mais atentos aos sinais de gravidade”.

 

Em casos mais graves, as crianças podem apresentar aumento da frequência respiratória, dificuldade para respirar, chiado, sonolência exagerada, irritabilidade, perda de apetite e cianose – que ocorre quando o sangue não recebe oxigênio suficiente e o paciente fica com a pele e as mucosas arroxeadas. Caso esses sintomas sejam identificados, ou haja dúvida, principalmente após exposições de risco, é indicado que a criança seja levada ao médico que já faz o seu acompanhamento ou ao pronto atendimento, imediatamente.

Sobre a UNIFACS  

Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar