Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Santa Casa de Valença introduz procedimento de Trombólise para atendimento a quadros de AVC

Na última semana, a Santa Casa de Valença celebrou o sucesso do tratamento de dona Ana. A paciente foi admitida com um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, apresentando paralisia TOTAL no lado esquerdo do corpo, alteração na fala e desvio na comissura labial. Graças ao socorro rápido da família e ao atendimento imediato na Santa Casa, que incluiu exames laboratoriais, tomografia e o procedimento de trombólise.

“No paciente com AVC isquêmico,  um trombo localizado dentro de uma artéria no cérebro vai levar a a obstrução, ocasionando uma dificuldade na passagem de sangue e a não oferta de oxigênio e nutrientes a celula nervosa. No procedimento da trombólise, a medicação vai lá e dissolve esse trombo, restaurando o fluxo sanguíneo normal. No caso de dona Ana, ela chegou e recebeu o tratamento em tempo ideal, numa janela de tempo para passar pelo procedimento em, no máximo 4 horas e meia. Se chegar fora dessa janela, já dificulta o tratamento”, explica Tarcísio Meira, Coordenador da Equipe Multidisciplinar da Santa Casa.

Dona Ana se tornou a terceira paciente a passar pelo procedimento de trombólise na Santa Casa. Esta terapia, já utilizada em procedimentos cardiovasculares, foi introduzida no hospital para quadros de AVC isquêmico no final de 2024, após um rigoroso treinamento e capacitação da equipe assistencial. A trombólise permite a regressão dos sintomas do AVC, revertendo quadros que podem se tornar definitivos, devolvendo a condição funcional da paciente e salvando vidas como a de dona Ana.

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026