Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Saúde promoverá simulado para Plano de Contingência das Arboviroses em Salvador

Um simulado para validação do novo Plano de Contingência das Arboviroses, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai reunir autoridades nacionais, internacionais e diversas instituições nesta quinta (7) e sexta-feira (8), a partir das 8h, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio. A iniciativa inédita integra a Mobilização Salvador Contra a Dengue, lançada no último dia 28.

 

A atividade é voltada para o fortalecimento das equipes dirigentes e técnicas da SMS diretamente envolvidas com a operacionalização do Plano de Contingência das Arboviroses. O objetivo é simular uma epidemia para identificar lacunas nos sistemas de preparação e construção de respostas utilizando o Plano de Contingência das Arboviroses 2024-2025 como instrumento balizador.

 

Além da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, participam do simulado demais técnicos da pasta e representantes da Secretaria de Vigilância à Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS); da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab); do Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado da Bahia (Comsems/BA), e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

 

“Essa é mais uma oportunidade de qualificação das nossas ferramentas de enfrentamento ao cenário epidemiológico com respostas rápidas às ações, potencializando nossa Mobilização Salvador Contra a Dengue. Esse encontro é resultado da importante parceria que firmamos com a Opas em fevereiro, permitindo o acesso da SMS às mais modernas tecnologias do mundo e implantação de serviços para atuação frente às emergências de saúde pública na capital baiana. O Termo de Ajuste assinado à época se inicia justamente com esses simulados de mesa para prevenção e controle de surtos por doenças urbanas como a dengue, zika e chikungunya e também o vírus do Covid-19, que ainda circula entre a população”, pontuou Ana Paula Matos.

 

Na programação, além das apresentações simuladas em cenários diversos, haverá exposição da ferramenta de Avaliação Estratégica de Riscos sobre operacionalização de Centros de Operações de Emergência em Saúde (COE), avaliando a composição, estrutura, atuação, quando acionar, fluxos e processos; possibilidades metodológicas, dentre outras pautas estratégicas de operacionalização do Plano.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026