Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Semu promove esclarecimentos sobre direitos das pessoas com TEA durante palestra

Com objetivo de promover a conscientização e a discussão sobre os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), bem como fornecer orientações sobre como garantir o pleno exercício desses direitos, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), promoveu uma palestra nesta quinta-feira (23/5).

O tema é cada vez mais relevante na sociedade, e a iniciativa da Semu visa ampliar o entendimento e a inclusão das pessoas com autismo. O evento contou com a participação da superintendente da Semu, Emilly Gomes, que destacou a importância da palestra para promover desmistificar as questões relacionadas ao tema, além de fazer com que as pessoas tenham mais intimidade com o assunto e possam lidar com a situação. “A ideia é que as pessoas tenham mais intimidade com o assunto e possam lidar com a situação. Por meio da palestra, queremos fazer com que as mulheres, que vivenciam essa situação, se tornem multiplicadoras de tudo que aprenderam, pois precisamos vencer os preconceitos”, ressaltou.

Trabalhando o tema “Os Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, a palestra foi ministrada pela advogada especialista em Direito Previdenciário, Priscila Belarmino, que, na oportunidade, tirou dúvidas e falou que o autismo é considerado uma deficiência e, muitas vezes, por não ser visível, as pessoas não têm acesso às garantias que a lei oferece. “No que se refere à questão previdenciária, esclarecemos ao máximo os direitos dos autistas, abordando e demonstrando os desafios enfrentados e as garantias legais disponíveis que irão assegurar a proteção dessas pessoas”, disse.

Muito interessada e curiosa, a plateia interagiu bastante com a palestrante. Como foi o caso de Gilmara Ferreira, 44 anos, autônoma, moradora do Jardim Limoeiro. Ela, que é mãe de uma criança autista, elogiou a iniciativa da prefeitura em promover o acesso às informações que foram repassadas. “É importante a gente saber que os direitos dos autistas vão além do que a gente imaginava. E, aqui, eu obtive esses conhecimentos, sobretudo de que, independente da situação, o que deve sempre prevalecer é a lei, e que não devemos ficar desamparadas sob hipótese alguma. Considero fundamental todas as informações que recebemos aqui”, pontuou.

A palestra sobre os direitos das pessoas com TEA aconteceu no auditório da Semu, localizado na Rua Goiás, no Edifício Abrantes, no Centro.

Veja também

Boulos
Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
Em entrevista ao Bom dia, Ministro, ele defendeu a redução da jornada O ministro da Secretaria-Geral...
28_03_14_Aniv Salvador_foto Valter Pontes_AGECOM3
Salvador é 2ª colocada em sustentabilidade fiscal e 4ª no funcionamento da máquina pública em ranking nacional
A Prefeitura de Salvador obteve novo reconhecimento nacional na sexta edição do Ranking de Competitividade...
Salvador Digital_Secom_PMS
Salvador Digital amplia serviços e supera 2,8 milhões de atendimentos
O Salvador Digital, portal de serviços da Prefeitura, alcançou a marca de 2,8 milhões de atendimentos...
image
Doença de alta endemicidade na Bahia, hanseníase tem cura; diagnóstico precoce evita sequelas
Contágio ocorre por meio de gotículas de saliva e secreções de pessoas infectadas que ainda não iniciaram...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar