Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Semu promove esclarecimentos sobre direitos das pessoas com TEA durante palestra

Com objetivo de promover a conscientização e a discussão sobre os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), bem como fornecer orientações sobre como garantir o pleno exercício desses direitos, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), promoveu uma palestra nesta quinta-feira (23/5).

O tema é cada vez mais relevante na sociedade, e a iniciativa da Semu visa ampliar o entendimento e a inclusão das pessoas com autismo. O evento contou com a participação da superintendente da Semu, Emilly Gomes, que destacou a importância da palestra para promover desmistificar as questões relacionadas ao tema, além de fazer com que as pessoas tenham mais intimidade com o assunto e possam lidar com a situação. “A ideia é que as pessoas tenham mais intimidade com o assunto e possam lidar com a situação. Por meio da palestra, queremos fazer com que as mulheres, que vivenciam essa situação, se tornem multiplicadoras de tudo que aprenderam, pois precisamos vencer os preconceitos”, ressaltou.

Trabalhando o tema “Os Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, a palestra foi ministrada pela advogada especialista em Direito Previdenciário, Priscila Belarmino, que, na oportunidade, tirou dúvidas e falou que o autismo é considerado uma deficiência e, muitas vezes, por não ser visível, as pessoas não têm acesso às garantias que a lei oferece. “No que se refere à questão previdenciária, esclarecemos ao máximo os direitos dos autistas, abordando e demonstrando os desafios enfrentados e as garantias legais disponíveis que irão assegurar a proteção dessas pessoas”, disse.

Muito interessada e curiosa, a plateia interagiu bastante com a palestrante. Como foi o caso de Gilmara Ferreira, 44 anos, autônoma, moradora do Jardim Limoeiro. Ela, que é mãe de uma criança autista, elogiou a iniciativa da prefeitura em promover o acesso às informações que foram repassadas. “É importante a gente saber que os direitos dos autistas vão além do que a gente imaginava. E, aqui, eu obtive esses conhecimentos, sobretudo de que, independente da situação, o que deve sempre prevalecer é a lei, e que não devemos ficar desamparadas sob hipótese alguma. Considero fundamental todas as informações que recebemos aqui”, pontuou.

A palestra sobre os direitos das pessoas com TEA aconteceu no auditório da Semu, localizado na Rua Goiás, no Edifício Abrantes, no Centro.

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026