Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Sorriso branco em alta: clareamento dental é procedimento queridinho entre os brasileiros, mas exige cuidados

O clareamento dental tornou-se um dos procedimentos estéticos mais procurados pelos brasileiros nos últimos anos. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, o Brasil está entre os países que mais realizam procedimentos estéticos orais no mundo, com o clareamento entre os favoritos. Segundo o cirurgião-dentista Leonardo Carvalho, diretor técnico da Clínica Tavares em Salvador, a busca por um sorriso mais branco e harmônico é impulsionada por questões estéticas, mas vale o alerta: “apesar de acessível, o clareamento requer orientação profissional e cuidados antes, durante e depois do processo”.

Leonardo Carvalho explica que existem dois principais tipos de clareamento: o feito em consultório, com aplicação de agentes clareadores de alta concentração sob supervisão do dentista, e o caseiro, que utiliza moldeiras personalizadas e substâncias menos concentradas, aplicadas pelo próprio paciente por um período determinado. “Ambos os métodos são eficazes, mas a escolha deve levar em conta o perfil do paciente, a saúde bucal e as recomendações do profissional. Procedimentos vendidos sem prescrição ou realizados por não especialistas podem causar sensibilidade extrema e até provocar prejuízos aos dentes e gengivas”, ressalta Leonardo.

O cirurgião-dentista conta, no entanto, que nem todos estão aptos para fazer clareamento dental. “Pacientes com cáries, sensibilidade dentária severa, gengivite ou restaurações extensas devem evitar o procedimento até tratarem essas condições. Gestantes, lactantes e menores de 16 anos também não devem realizar o clareamento”, orienta Leonardo Carvalho, informando que, após o procedimento, é fundamental evitar o consumo de alimentos com corantes, como café, vinho tinto, refrigerantes escuros e molhos fortes, além de manter uma rotina rigorosa de higiene oral.

O dentista ainda fala sobre os mitos a respeito do clareamento, que ainda confundem o público. “Um dos mais comuns é acreditar que bicarbonato ou carvão ativado podem clarear os dentes de forma eficaz e segura, o que não é verdade e pode causar abrasões. Outro equívoco é achar que o clareamento enfraquece os dentes. Quando feito corretamente, o procedimento é seguro e não altera a estrutura dentária”, conclui Leonardo Carvalho.

Veja também

WhatsApp Image 2026-01-16 at 14.04
Tecnologia imersiva acelera vendas no mercado imobiliário e ganha espaço no Nordeste
Pesquisa mostra crescimento nas vendas de imóveis na região em 2025 e digitalização como motor de eficiência...
revalida_mcamgo_abr_100720211818-7
Enamed: Veja cursos de medicina que terão sanções por desempenho ruim
Cerca de 30% dos cursos analisados tiveram avaliação insatisfatória Agência Brasil Nesta segunda-feira...
Trump
Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza
Planalto ainda não se pronunciou sobre possibilidade O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump,...
55052291741_7fb47783d0_o
Petrobras assina contrato bilionário para fabricar navios no RS
Investimentos de R$ 2,8 bi também contemplam estaleiros no AM e SC   Um evento na cidade de Rio...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar