Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Tóquio: preocupada com taxa de natalidade no chão,desenvolve seu próprio app de paquera

Preocupada com as baixíssimas taxas de natalidade, a prefeitura de Tóquio tomou uma iniciativa pouco tradicional: ela está desenvolvendo um aplicativo de paquera para que casais possam se formar na cidade.

Mas não pense que vai ser bagunça. Para entrar no app, será preciso assinar um documento no qual o usuário afirma que está pronto para se casar.

Além disso, o app terá informações checadas, como salário, que precisa ser condizente com os dados da declaração de Imposto de Renda e a identidade, averiguada com documentos como carteira de motorista.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a prefeitura afirmou que está desenvolvendo um aplicativo que vai se chamar “História de Casal em Tóquio”, mas não confirmou que fará checagem de informações dos usuários.

 

A AP afirma que as reportagens publicadas na mídia japonesa também afirmam que o aplicativo vai requerer dados de altura, emprego e grau de educação, mas uma autoridade da prefeitura negou que já haja decisão a respeito desses temas.

O plano é lançar o aplicativo ainda neste ano. A Prefeitura de Tóquio também patrocina eventos para que solteiros possam se encontrar, além de sessões de conselho para casais.

Amor no Japão

 

O Japão tem um problema com a baixa taxa de natalidade, que está sem seu nível mais baixo de todos os tempos, segundo dados do Ministério de Saúde:

  • Em 2023: 474 mil casamentos e 727,3 mil nascimentos.
  • Em 2022: 505 mil casamentos e 770,8 mil nascimentos.

 

Como comparação, nos anos 1970, nasciam mais de 2 milhões de pessoas por ano no Japão.

Uma parte dos japoneses considera que as jornadas de trabalho no país são muito longas e que isso dificulta a paquera fora do trabalho.

A imigração foi facilitada para que trabalhadores estrangeiros possam ir para o Japão.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar