Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Uso prolongado de celular pode causar lesões na mão

O celular está cada vez mais presente na vida das pessoas em todo o planeta, que dedicam grande parte do seu tempo para navegar em redes sociais, trocar mensagens, jogar e assistir, especialmente no Brasil. De acordo com o levantamento do portal ElectronicsHub, os brasileiros ficam em 2º lugar entre os que mais passam tempo no celular. O uso prolongado do telefone móvel, no entanto, pode acarretar problemas nas mãos. O ortopedista e especialista em mãos da Clínica CICV, Fernando Azevedo Filho, explica que “a prática de movimentos repetitivos durante o manuseio do celular pode desencadear várias lesões no sistema musculoesquelético, especialmente nas mãos, que possuem estruturas pequenas e delicadas”.

Ele ressalta ainda que as ações frequentes realizadas no celular podem resultar em sintomas como desconforto, dores e dormência. “Além disso, há a possibilidade de desenvolver lesões articulares, como a tendinite, e o surgimento da conhecida Lesão por Esforço Repetitivo (LER), que geralmente se manifesta através de sintomas como dor, formigamento, fraqueza, rigidez e alta sensibilidade”.

“Os indivíduos com propensão à tendinite são mais suscetíveis ao surgimento frequente de dor e à limitação das funções. Se nenhuma ação preventiva for adotada, o paciente pode desenvolver tendinopatia, agravando o processo degenerativo. Em situações mais graves, há o risco de progressão para osteoartrite, também conhecida como artrose”, alerta Fernando.

Assim, para tratar as lesões causadas pelo uso excessivo do celular, é crucial realizar uma avaliação individual de cada paciente. “Em muitos casos, a simples redução do uso do telefone móvel já proporciona respostas positivas. Alternativamente, pode-se adotar um tratamento conservador, incluindo fisioterapia e medicamentos. Contudo, em estágios avançados, a intervenção cirúrgica pode se tornar necessária”, enfatiza o especialista.

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026