Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Vigilância Sanitária promove ações em alusão à Semana de Conscientização da Alergia Alimentar

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), inicia na próxima segunda-feira (12) uma série de ações educativas em alusão à Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, que acontece de 11 a 18 de maio. As atividades, que têm como objetivo alertar os consumidores sobre os cuidados necessários na hora de consumir alimentos, especialmente aqueles que podem conter substâncias alergênicas, acontecem em supermercados de Salvador.

 

“Quanto mais informações a população tiver sobre a alergia alimentar, maior e melhor será o acolhimento de quem convive com esse delicado tipo de desordem imunológica. Acreditamos que uma pessoa informada terá, por certo, mais condições de evitar a ocorrência de reações adversas com destaque para a prevenção que é o papel primordial da saúde”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Andréa Salvador.

 

A Visa também disponibilizará materiais educativos voltados à população, com orientações sobre a importância da leitura atenta dos rótulos dos produtos, os principais alimentos que causam alergias e os riscos da contaminação cruzada. O conteúdo poderá ser acessado gratuitamente pelo link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/vigilancia-sanitaria/informacoes-2/#1683634120720-73798fb4-15f0.

 

Data – Instituída no Brasil sempre na terceira semana de maio, a Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar busca informar a população sobre as reações adversas provocadas por substâncias presentes nos alimentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece requisitos rigorosos para a rotulagem obrigatória de produtos que contenham os principais alérgenos, como leite, soja, ovo, trigo, amendoim, oleaginosas, peixes e crustáceos.

 

É fundamental que qualquer ocorrência ou suspeita de alergia alimentar seja investigada por um médico, que indicará o tratamento adequado para cada paciente.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!