Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Vítimas e familiares da explosão da fábrica de fogos de SAJ se inscrevem no ‘CNH da Gente’

Vítimas e familiares da explosão da fábrica de fogos de artifício, em 1998, no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, se inscreveram nesta segunda-feira, 16, no programa “CNH da Gente”. No total, 52 pessoas vinculadas ao Instituto 11 de Dezembro se inscreveram no programa, que é destinado à formação de condutores nas categorias “A” (moto) ou “B” (carro), e à emissão gratuita do documento. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba).
Os beneficiários contemplados pelo programa terão acesso gratuito à emissão da habilitação e, portanto, terão ampliadas suas possibilidades socioeconômicas. A medida se insere no rol de iniciativas adotadas pelo Governo da Bahia, visando ao cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que condenou o Brasil, a Bahia e o município por violação dos direitos humanos das vítimas da tragédia, que resultou em 64 mortes. A ação também atende à reivindicação do Movimento 11 de Dezembro, criado para lutar pelos direitos das vítimas.
Em reunião ampliada sobre o tema, no mês de abril, uma das lideranças do Instituto 11 de Dezembro, Adriano Silva, declarou que “o programa é fundamental para ampliar o acesso dos jovens ao mercado formal de trabalho, especialmente diante das dificuldades para obter a habilitação”.
Roberto Carlos da Conceição, 53 anos, afirmou que com a carteira de habilitação poderá ter uma nova ocupação para trazer melhores condições de vida para sua família. “Meus planos agora é comprar um carro e rodar como motorista de aplicativo e ter uma renda para ajudar meus filhos e meus netos”, afirmou Conceição. Quem não perdeu a oportunidade de ter o documento também, foi Marlene Ferreira, de 45 anos, que chegou cedo para garantir a sua inscrição. “Cheguei cedo para adiantar minha inscrição e fui atendida”, contou Marlene.
A coordenadora de Direitos Humanos e Justiça Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de SAJ, Rose Bulhões, explicou que “a ação é um fundamental para essas famílias que podem ter acesso a políticas públicas e ter sua dignidade garantida. “Essa ação, promovida em prol do movimento fortalece o acesso a políticas públicas e possibilita a esse público ter seus direitos respeitados”, afirmou a coordenadora.
CNH da Gente
O programa do Governo da Bahia beneficiará 12 mil pessoas e estudantes de baixa renda na primeira fase. Além das vítimas e familiares da tragédia de SAJ, as vagas viabilizadas pelo edital da SJDH/Detran-Ba contemplam jovens assistidos pelo programa Bahia pela Paz, notadamente, os que moram nas localidades onde funcionam Coletivos Bahia pela Paz.
Entre os critérios para a inscrição dos beneficiários de SAJ estão: ter acima de 18 anos de idade, na data do requerimento; ser penalmente imputável (responder legalmente pelos seus atos); estar inscrito, como titular ou dependente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (até 31 de março 2025); saber ler e escrever; possuir CPF e Carteira de Identidade (RG) ou documento de identificação com foto.
O Programa CNH da Gente será realizado em 3 etapas: inscrição; Seleção; e Formação de condutores. Cada pessoa pode se inscrever em apenas uma categoria, sendo: Categoria A (moto); Categoria B (carro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Roberto_Carlos_Divulgação
Bruno Reis anuncia show de Roberto Carlos durante programação de final de ano em Salvador
Salvador viverá um momento histórico em dezembro: no dia 26 do próximo mês, Roberto Carlos fará um show...
Instalao-de-Luminrias---Lucas-Moura-Secom-PMS--4
Prejuízo por furtos e vandalismo na iluminação pública em Salvador já é 40% maior que em 2024
A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à...
ophthalmologist-doctor-consulting-patient
Novembro Azul também alerta para a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira
O Novembro Azul vai além do cuidado com o câncer de próstata: é também momento de reforçar a prevenção...
unnamed
R$ 48 milhões para projetos de eficiência energética: veja como participar da seleção da Neoenergia Coelba
Chamada Pública contempla propostas com foco em energia solar, armazenamento e modernização elétrica...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!