Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Vitória vence o Barcelona e fica próximo de disputar final do Baianão após seis temporadas

Em jogo marcado por muita reclamação com a arbitragem, o Vitória bateu o Barcelona de Ilhéus por 2 a 0, na tarde deste domingo, e largou na frente no jogo de ida das semifinais do Campeonato Baiano. O Rubro-Negro, que teve gol anulado e pênalti revisado, só conseguiu marcar mesmo no segundo tempo, após PK tocar para Alerrandro balançar as redes. Já nos acréscimos, e quando o adversário tinha um jogador a menos, Zé Hugo ampliou para o time visitante.

O Campeonato Baiano 2024 passou a ter árbitro de vídeo a partir das semifinais. E, olha, neste domingo, ele trabalhou muito. Logo aos 13 minutos de partida, após gol do Vitória, Wagner Reway chamou o árbitro Emerson Souza Silva, que revisou e anulou lance. Aos 19 minutos, mais um chamado e revisão, desta vez para anular pênalti marcado para o Barcelona de Ilhéus.

A situação não mudou muito na etapa final, que teve o VAR chamando o árbitro para revisar um possível pênalti para o Vitória. Desta vez, Emerson Souza Silva manteve a marcação de campo. O jogo ainda teve muita reclamação da Onça pela não expulsão do volante Dudu, do Vitória, que já tinha cartão amarelo e fez duas faltas em sequência. Ainda deu tempo para expulsão do volante Tauã, que já tinha amarelo e parou Zeca com falta. Diante de tantos lances polêmicos, os jogadores dos dois times ficaram na bronca com o trabalho da arbitragem.

Etapa inicial quente no Mário Pessoa, e não só pela temperatura. O Vitória começou melhor e, aos 13 minutos, anotou o seu gol após bobeada de Bruno Ritter. O árbitro, contudo, foi chamado pelo VAR, viu falta de Dudu na origem e anulou lance. Os jogadores rubro-negros ficaram na bronca, mas não demorou para a situação inverter. Aos 19 minutos, Emerson Souza Silva marcou pênalti em Ramires, foi chamado novamente pelo árbitro de vídeo e anulou o lance.

Embora tenha ficado pegada a partir dos dois lances, a partida seguiu rendendo algumas boas chances dos dois lados. Cesinha, aos 31 minutos, saiu na cara do gol após lançamento e parou em Muriel. Na reta final, o time visitante pressionou e quase marcou com Rodrigo Andrade, de cabeça, e Matheusinho, em chute de fora da área.

A etapa final seguiu quente e teve o VAR em ação logo aos oito minutos, quando o árbitro foi revisar possível pênalti para o Vitória, mas manteve a marcação de campo. O Leão não se abateu e, três minutos depois, abriu o placar após bela jogada pela esquerda que terminou com cruzamento rasteiro de PK e gol de Alerrandro. A situação ficou ainda pior para o Barcelona aos 29 minutos, depois de Tauã ser expulso.

Com vantagem e um jogador a mais, o Vitória praticamente não levou perigo. A equipe também não criou muito para fazer o segundo e teve raras oportunidades, sendo uma com Iury Castilho, em cruzamento no meio da pequena área, e outra em finalização de Zé Hugo, já nos acréscimos. No último lance, quando a partida se encaminhava para um placar magro, Matheus Gonçalves fez bela jogada, e Zé Hugo ampliou de cabeça.

O jogo de volta entre as duas equipes estão marcado para daqui a uma semana, desta vez no Barradão, também às 16h (horário de Brasília).

Com o triunfo, o Vitória joga pelo empate ou derrota por até um gol de diferença para avançar para a final. O Barcelona de Ilhéus vai precisar vencer por três gols a mais que o Leão para se classificar ou por dois para levar a disputa para os pênaltis.

Informações do Ge Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!