Salvador, 25 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Yoga: prática milenar promove autoconhecimento e saúde física e mental

Uma prática milenar originada na Índia vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, devido aos múltiplos benefícios para a saúde física e mental. O Yoga, além de melhorar a flexibilidade, fortalecer os músculos e aliviar o estresse, é reconhecido por promover o autoconhecimento e a conexão interior e tem sido muito buscado nos estúdios e academias. “Temos recebido uma demanda crescente de pessoas por aulas de Yoga, inclusive as aulas coletivas. Gente que quer não só trabalhar a flexibilidade e colher os resultados para o corpo, mas que quer relaxar e ter resultados para a saúde mental”, conta Ana Maria Santanche, professora de Yoga da Rede Alpha Fitness.
Através da combinação de posturas físicas, técnicas de respiração e meditação, o yoga ajuda os praticantes a desenvolverem uma maior consciência corporal e emocional. Esse processo de auto-observação permite que as pessoas identifiquem e compreendam melhor suas emoções, pensamentos e padrões de comportamento. E tendem a ajudar no controle do estresse, um dos maiores problemas da atualidade.
Estudos científicos indicam que a prática regular de yoga pode reduzir os níveis de ansiedade e depressão, melhorar a qualidade do sono e aumentar a sensação de bem-estar geral. “O yoga é acessível a pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, podendo ser adaptado às necessidades individuais”, frisa a especialista da Rede Alpha Fitness.

Veja também

morto
Jovem de 19 anos morre após fugir de ataque de torcida organizada
Um jovem de 19 anos morreu após ser baleado neste domingo (23), em Salvador. O corpo da vítima foi localizado...
baxvi
MP-BA divulga nota condenando atos de violência em clássico Ba-Vi
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (24), condenando os...
CBF
CBF visita Bangladesh e negocia amistoso da Seleção Brasileira em outubro, diz jornal
A passagem da Seleção Brasileira pela Ásia em outubro pode ganhar mais um destino. Uma delegação da CBF...
luz
Itapuã, Pituba e outros 44 bairros terão desligamentos de energia programados nesta semana
Cerca de 46 bairros de Salvador serão afetados por interrupções na rede elétrica até o dia 1° de setembro....

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026