Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

ICE prende Alexandre Ramagem nos Estados Unidos

Nome de ex-deputado aparece na lista de pessoas “sob custódia”

 

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) está sob custódia do serviço de imigração e alfândega dos EUA, conhecido pela sigla ICE (ICE U.S. Immigration and Customs Enforcement).

O nome de Ramagem aparece no site do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos com a situação “sob custódia do ICE”. O local de detenção não foi informado.

13/04/2026 - U.S. Immigration ad Customs Enforcement. Alexandre Ramagem Rodrigues. Foto: Print/U.S Immigration

Condenação

Em setembro do ano passado, Alexandre Ramagem fugiu do Brasil após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição do Estado Democrático de Direito.

Proibido de sair do país, o ex-deputado saiu pela fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos com passaporte diplomático, que não estava apreendido.

O nome de Ramagem consta na lista de foragidos procurados da Interpol. O governo brasileiro, por meio da Embaixada do Brasil em Washington, solicitou aos Estados Unidos a extradição de Alexandre Ramagem, no final de dezembro de 2025. O pedido foi entregue ao Departamento de Estado.

Depoimento

Em fevereiro, Ramagem prestou depoimento, por videoconferência, ao STF na ação penal da trama golpista que estava suspensa e voltou a tramitar após ele perder o mandato.

Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022) e perdeu o mandato parlamentar em dezembro de 2025, por ato da Mesa Câmara em razão de condenação no Supremo Tribunal Federal.

Alexandre Ramagem era delegado de carreira da Polícia Federal e foi demitido após a condenação.

Veja também

55610431705_f941f374d7_c
Debaixo de muita chuva e com Neymar expulso, Bahia cede empate ao Santos no apagar das luzes
O Baia perdeu uma grande oportunidade de voltar ao G-5 do Brasileeirão. Debaixo de uma chuva que deixou...
flavio-lula
Últimas pesquisas apontam empate técnico, mas com vantagem para Flávio Bolsonaro
As três pesquisas de opinião sobre o segundo turno das eleições divulgadas neste sábado repetiram o empate...
mega_aulao_ingressar_2026_foto_bruno_concha_secom_pms
Mega Aulão IngreSSAr reúne cerca de 4 mil estudantes no Centro de Convenções em preparação para o Enem
Cerca de 4 mil estudantes participam neste sábado (24) do Mega Aulão IngreSSAr, promovido pela Prefeitura...
Rodoviária
Gratuidade no transporte facilita deslocamento de eleitores para o segundo turno na Bahia
Operação Vai e Vota registra mais de 46 mil passagens emitidas e cerca de 1.200 horários extras para...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos