Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), um dos pavilhões da Conferência do Clima, a COP30, realizada em Belém (PA). Os primeiros relatos de fumaça surgiram pouco após as 14h, na chamada zona azul — área conhecida como Blue Zone, onde atuam negociadores, ministros e representantes de delegações internacionais.
Por medida de segurança, todas as pessoas que estavam no local foram retiradas. A origem do fogo ainda não havia sido esclarecida até as 14h20. Cerca de dez minutos depois, o ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que as chamas haviam sido controladas.
O incêndio atingiu parte do Pavilhão dos Países e provocou o corte de energia elétrica na área interna. Segundo o governo do Pará, não houve registro de feridos.
Em entrevista à jornalista Andréia Sadi, o governador Helder Barbalho afirmou que as equipes trabalham com duas hipóteses para o incidente: falha em um gerador ou curto-circuito em um estande. De acordo com ele, não há vítimas, e a ONU aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no espaço afetado.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que as primeiras informações indicam que o fogo começou na área da China. Segundo ele, as lonas do pavilhão são anti-chamas, o que impediu a propagação do fogo.