Salvador, 20 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue de forma preventiva para investigar duas mortes

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária e preventiva da campanha de vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. A medida, que passa a valer a partir desta terça-feira (9), foi motivada pela necessidade de investigar a relação de causa e efeito entre a vacina e 42 notificações de reações adversas graves, o que inclui a suspeita em torno de duas mortes registradas.

A decisão foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada de forma conjunta por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da diretoria do Instituto Butantan. Os órgãos reforçaram que a paralisação é um protocolo padrão de segurança e precaução técnica enquanto as equipes analisam os casos detalhadamente.

Com uma controvérsia em torno do lote do imunizante, envolve relatos de efeitos colaterais severos temporalmente associados à aplicação. De acordo com os dados apresentados, cerca de 500 mil doses já foram aplicadas em todo o território nacional.

Dentre as aplicações, foram notificadas 42 ocorrências de reações adversas consideradas graves, que agora passam por um rigoroso processo de auditoria médica. Entre essas notificações sob suspeita, as autoridades sanitárias avaliam se dois óbitos ocorridos nos últimos dias possuem relação direta com os componentes da vacina. As informações foram reveladas pelo portal Metrópoles.

Bahia Notícias

Veja também

image (4)
Semana Maluca: cinema do Shopping Center Lapa estende ingressos a R$10
Promoção segue até 23 de setembro e reúne opções de animação, comédia, ação e terror Quem gosta de cinema...
700 novos ônibus Salvador - Fotos - Betto Jr - Secom PMS (2)
Prefeitura inicia entrega de 700 novos ônibus com ar-condicionado na maior renovação de frota da história de Salvador
A Prefeitura de Salvador iniciou neste sábado (19) a entrega de cerca de 700 novos ônibus ao sistema...
1704-Curso-de-transformacao-do-azeite-de-dende-em-sabao-Lucas-Moura-Secom-PMS-10
Procura por azeite de dendê cresce nos supermercados
Ingrediente tradicional da culinária baiana ganha espaço nas compras, às vésperas dos festejos de São...
Crédito - Marketing Shopping Paralela
Exposição transforma arte de crianças neurodivergentes em ponte de conexão com o mundo
Mostra gratuita “Vernissa” chega ao Shopping Paralela com telas produzidas por pacientes...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos