Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Módulos de Saúde realizam 64 atendimentos no Fuzuê e Vigilância Sanitária registra 834 fiscalizações no pré-Carnaval

Durante o Fuzuê, realizado neste domingo (8), segundo dia do pré-Carnaval de Salvador, os módulos assistenciais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), instalados no circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), realizaram 64 atendimentos aos foliões. Do total, 50 ocorreram no Módulo Farol da Barra, sendo 47 atendimentos clínicos, dois cirúrgicos e um de enfermagem. Quatro pacientes precisaram ser transferidos para rede fixa de retaguarda.

 

No Módulo Morro do Gato, foram registrados 14 atendimentos, sendo 12 clínicos, um cirúrgico e um ortopédico, sem necessidade de transferências. Os principais motivos de procura nos dois módulos foram cefaleia, náusea e vômito, além de lesões cutâneas.

 

Ao todo, 60 dos 64 atendimentos foram resolvidos nas próprias estruturas montadas no circuito, o que representa mais de 93% de resolutividade, garantindo assistência imediata aos foliões e evitando sobrecarga em unidades fixas da rede municipal. Os módulos oferecem primeiros socorros, curativos, pequenas suturas, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e demais procedimentos de urgência e emergência durante toda a programação do pré-Carnaval.

 

Fiscalização – A Vigilância Sanitária também manteve atuação intensiva no domingo (8), realizando 834 fiscalizações durante o Fuzuê.

 

No circuito Orlando Tapajós, foram contabilizadas 745 ações, incluindo uma fiscalização em posto de saúde de camarote, sete inspeções no comércio formal de alimentos – dois balcões, quatro veículos transportadores de gelo e um food truck – e 737 fiscalizações no comércio informal, abrangendo 702 ambulantes, cinco baianas de acarajé, 17 barracas e 13 carrinhos de alimentos. Durante a operação, houve a apreensão de 840 quilos de gelo irregular em um veículo transportador.

 

Já no circuito Santo Antônio Além do Carmo, foram realizadas 89 fiscalizações, sendo duas no comércio formal (uma barraca e um balcão de alimentos) e 87 no comércio informal, que incluiu 84 ambulantes e três barracas.

Fotos: Bruno Concha e Jefferson Peixoto/Secom PMS

Veja também

Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...
vôlei
Vôlei: Brasil vira batalha contra a Itália e avança à final da VNL Feminina
O Brasil está na final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). Neste sábado (25), a Seleção Brasileira...
F1
Fórmula 1: Norris lidera último treino do GP da Hungria; Bortoleto fica em 11º
O sábado do GP da Hungria começou com a McLaren na liderança. Lando Norris registrou a melhor volta do...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026