Salvador, 21 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Mutirões de triagem para cirurgias eletivas movimentam hospitais municipais de Salvador neste sábado (8)

Com o objetivo de acelerar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador realiza, ao longo deste mês de novembro, uma série de triagens para cirurgias eletivas em diferentes unidades hospitalares. As ações fazem parte de uma estratégia que busca fortalecer a assistência hospitalar e garantir o cuidado integral aos soteropolitanos, promovendo mais agilidade, eficiência e acolhimento.

 

A programação conta com triagens em duas unidades da rede municipal. A primeira ação acontece neste sábado (8), a partir das 7h, no Hospital Municipal do Homem (HMH), onde serão disponibilizadas 200 vagas, por ordem de chegada, destinadas a homens e mulheres entre 18 e 70 anos. Durante o atendimento, serão avaliados pacientes com indicação para procedimentos como histerectomia (retirada de mioma), colecistectomia por vídeo (vesícula) e correção de hérnias inguinal, umbilical e epigástrica.

 

No mesmo dia, o Hospital Municipal de Salvador (HMS), localizado em Cajazeiras/Boca da Mata, também realizará triagem voltada para cirurgias gerais, com 100 vagas destinadas a pessoas de 15 a 70 anos. Serão avaliadas indicações para procedimentos como colecistectomia por vídeo (vesícula), correção de hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica), histerectomia, exérese ou biópsia de lesões de pele e retirada de lipomas.

 

Em ambos os locais, o atendimento será realizado por ordem de chegada. É recomendado que os pacientes apresentem exames laboratoriais e/ou de imagem recentes, como ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética, caso possuam, para facilitar a avaliação médica.

 

O Hospital Municipal de Salvador realizará ainda na próxima quinta-feira (13), a partir das 7h, uma triagem específica para crianças e adolescentes de 1 a 14 anos. Serão ofertadas 50 vagas para avaliação de pacientes com indicação de cirurgias para lesões de pele e subcutâneo (lipomas, cistos, cicatrizes, sinais e biópsias), hernioplastia inguinal, umbilical ou epigástrica, postectomia, frenotomia lingual, exérese de dedos supranumerários não articulados e sinequia vaginal. Para esse público, recomenda-se a apresentação de exames laboratoriais recentes, como hemograma.

 

Com essas ações, a SMS reforça o compromisso de reduzir o tempo de espera na rede municipal, garantindo mais resolutividade e qualidade no atendimento.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS | Santa Casa

Veja também

Eduardo-Bolsonaro
Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo
Ele foi desligado do cargo de escrivão da Polícia Federal O Ministério da Justiça e Segurança Pública...
ferry-boat
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
Jeane AbreuGOVBA (11)
Estação do VLT da Calçada recebe Feira Saúde Mais Perto com exames e consultas gratuitos
Ação da Sesab oferece mais de 2 mil vagas durante dois dias de mobilização em Salvador A Estação do VLT...
IMG_0515
Prefeitura inicia cadastramento de ambulantes para festas populares de Salvador nesta terça-feira (22)
A Prefeitura inicia, nesta terça-feira (22), às 10h, o cadastramento de ambulantes interessados em atuar...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos