Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Outubro Rosa: Autoexame é aliado, mas não substitui exames de imagem no diagnóstico do câncer de mama

Especialista alerta que autoconhecimento corporal deve caminhar junto com mamografia e consultas médicas para garantir a detecção precoce da doença

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama segue como a principal neoplasia entre mulheres no Brasil, sendo estimado mais de 70 mil novos casos por ano até 2025. Apesar da alta incidência, o diagnóstico precoce continua sendo o principal aliado para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade, trazendo para o centro da pauta, o papel do autoexame das mamas.

A prática, que pode ser realizada mensalmente pela própria mulher, favorece o autoconhecimento corporal e pode indicar alterações como nódulos ou mudanças na pele. No entanto, especialistas reforçam que o autoexame não substitui exames de imagem, como a mamografia e o ultrassom, já que apenas o toque das mamas não é suficiente para detectar tumores em estágios iniciais.

“O autoexame é uma ferramenta de grande valor para que a mulher se aproxime do seu corpo, mas ele sozinho não garante o diagnóstico precoce. Muitos tumores só são identificados em exames de imagem. Por isso, a prevenção deve unir o autoconhecimento com consultas médicas e exames de rastreamento”, explica a mastologista e cirurgiã oncoplástica Dra. Nayahara Batalha

De acordo com a especialista, a mamografia continua sendo o principal exame de rastreamento e deve ser realizada anualmente, a partir dos 40 anos, conforme recomendação de diversas sociedades médicas. “O que buscamos reforçar é que a prevenção não é uma ação isolada. O autoexame tem seu papel, mas precisa caminhar junto com exames de imagem e acompanhamento médico. Quando detectado no início, o câncer de mama tem altas taxas de cura e tratamentos menos invasivos”, completa Dra. Nayahara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!